Solicitação do deputado Léo Barbosa resulta na criação de novos cursos na Unitins
Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, requeridas pelo parlamentar em 2023, estão entre as graduações ofertadas para 2026.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) anunciou a abertura de 840 vagas para o Vestibular 2026/1, incluindo quatro novos cursos no campus de Palmas. A novidade contempla áreas da saúde e atende a um requerimento apresentado pelo deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos), ainda em 2023, solicitando a criação dos cursos de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. A medida busca suprir a carência de profissionais nessas áreas no estado.
As inscrições começaram às 19h desta sexta-feira (5) e seguem até 6 de outubro, no site oficial da Unitins. A taxa de inscrição é de R$ 120 e os pedidos de isenção podem ser realizados até terça-feira, 9. Além das graduações solicitadas pelo deputado, também foram incorporados os cursos de Psicologia e Fisioterapia, ampliando a presença da Unitins na formação de profissionais da saúde.
No total, serão 40 vagas por curso, todas na modalidade presencial e em período integral, com aulas pela manhã e à tarde. O edital prevê políticas de inclusão, como reserva de 50% das vagas para alunos oriundos da rede pública de ensino, além de ações afirmativas para candidatos pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência (PCDs).
Além de Palmas, a Unitins também oferta cursos em outros municípios:
- Araguatins – Letras e Pedagogia;
- Augustinópolis – Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Medicina;
- Dianópolis – Administração, Ciências Contábeis e Direito;
- Paraíso do Tocantins – Ciências Contábeis, Direito e Gestão do Agronegócio.
O deputado Léo Barbosa comemorou a concretização da proposta. “Fizemos a solicitação com base na demanda por profissionais qualificados nessas áreas. Agora, ver a iniciativa se tornando realidade nos enche de alegria e reforça nosso compromisso com a educação e a saúde pública no Tocantins”, declarou.
A aplicação da prova está prevista para 7 de dezembro de 2025 e o resultado final será divulgado em 14 de janeiro de 2026.


