Wanderlei Barbosa articula intercâmbio internacional entre Unitins e Universidade de Lisboa
Durante visita a Portugal, governador fortalece laços acadêmicos para promover pesquisas científicas e qualificação de servidores públicos tocantinenses.

Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, deu mais um passo importante na construção de parcerias internacionais para o fortalecimento da educação superior no estado. Nesta terça-feira, 1º de junho, ele visitou o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade de Lisboa, em Portugal, com o objetivo de articular ações conjuntas com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
Acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, e do secretário de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson, o governador foi recebido por representantes da instituição portuguesa, que se mostraram receptivos à construção de um plano de cooperação acadêmica. A proposta é desenvolver programas de iniciação científica, intercâmbios e pesquisas colaborativas entre as duas universidades.
Por videoconferência, o reitor da Unitins, Augusto Rezende, participou da agenda e reforçou a importância da iniciativa. “É uma possibilidade concreta de ampliar nossa atuação científica, oferecer novos horizontes aos nossos alunos e estabelecer uma conexão institucional com uma universidade de renome internacional”, destacou o reitor.

Além das tratativas envolvendo a Unitins, também foi discutida a integração da Escola de Governo do Tocantins (Egov) e da Escola de Gestão Fazendária (Egefaz) no projeto de intercâmbio. A ideia é capacitar servidores públicos em áreas estratégicas, como gestão, administração pública e políticas públicas, por meio de cursos e programas oferecidos pela universidade portuguesa.

“Qualificar os servidores é uma das frentes mais importantes para melhorar os serviços prestados à população. Essa parceria representa um avanço real na valorização do nosso corpo técnico e na busca por uma gestão pública mais eficiente”, ressaltou Thomas Jefferson, secretário de Parcerias e Investimentos.
Com mais de um século de tradição, o ISCSP é uma das instituições mais prestigiadas de Portugal nas áreas de ciência política, relações internacionais, sociologia, gestão e comunicação social. Para João Catarino, coordenador do Departamento de Administração Pública da instituição, o intercâmbio com o Tocantins representa “um novo ciclo de cooperação internacional com resultados duradouros para o desenvolvimento acadêmico e institucional de ambas as partes”.
