Prefeito em exercício promove novas exonerações na gestão de Palmas
Substituições atingem três secretarias e fazem parte de um pacote de mudanças iniciado após o afastamento de Eduardo Siqueira Campos

Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
A Prefeitura de Palmas passou por novas alterações em seu alto escalão nesta quarta-feira (2). O prefeito em exercício, Carlos Velozo (Agir), oficializou a exoneração de três secretários municipais, conforme publicação no Diário Oficial do Município. As mudanças, que passam a valer a partir desta quinta-feira (3), foram motivadas por pedidos dos próprios gestores e fazem parte do processo de reestruturação administrativa iniciado no dia anterior.
Deixam os cargos os seguintes secretários: Marlen Ribeiro Rodrigues, da Secretaria Municipal de Habitação; André Luís Nunes Cavalari, presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas; e Vicente Alves de Oliveira, da Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília. Até o momento, os substitutos não foram nomeados.
Essas exonerações somam-se às já anunciadas na terça-feira (1º), quando foram desligados o procurador-geral Renato de Oliveira; o secretário-chefe de Gabinete, Carlos Antônio da Costa Júnior; e Marcílio Guilherme Ávila, responsável pela Zeladoria. Para essas pastas, já assumiram Fábio Bernardino da Silva, Priscila Alencar Veríssimo de Souza e Carlos Enrique Franco Amastha, respectivamente.
Segundo Carlos Velozo, as mudanças têm como objetivo garantir a autonomia da gestão e a continuidade dos serviços públicos. “As necessidades estão acontecendo e, na minha prerrogativa de prefeito em exercício, eu tenho que tomar essas decisões para que Palmas não fique refém de ninguém, tampouco da minha pessoa. Se houver necessidade de mais mudanças, eu preciso fazer”, afirmou em entrevista coletiva.
Carlos assumiu a Prefeitura após o afastamento de Eduardo Siqueira Campos (Podemos), preso durante operação da Polícia Federal que apura vazamentos de informações sigilosas. Ele foi afastado do cargo por decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em declarações à imprensa, Velozo relatou que se reuniu com Eduardo Siqueira e se comprometeu a dar continuidade a projetos considerados prioritários. “Achei muito prudente e inteligente da parte dele os pedidos que me fez. Disse que iria me esforçar para dar celeridade naquilo que é necessário. A educação e o transporte público estão entre as áreas que exigem atenção imediata”, completou.
Apesar das mudanças, o prefeito em exercício reforçou que não há instabilidade na administração. “Existe, sim, tomada de decisão pensando na cidade, pensando na população”, concluiu.