Concurso

Concursos à vista: veja conteúdos que sempre caem nas provas e como otimizar tempo de estudos

Professor fala sobre o temas mais frequentes em provas e por onde começar a estudar para os concursos anunciados no Tocantins.

Por g1 Tocantins

 

O sonho da carreira pública e estabilidade profissional vai abrir portas no próximo ano. Isso porque diversos concursos foram anunciados e devem ter andamento em breve. Os ‘concurseiros’ podem até ter certa vantagem por estarem em contato com os conteúdos mais cobrados, mas quem quer começar a estudar a partir de agora também tem chance de se tornar servidor púbico.

Entre os mais aguardados está o concurso para a Assembleia Legislativa do Tocantins. O edital está previsto para ser publicado até o fim de novembro, conforme anunciou a Casa de Leis nesta quarta-feira (15). Uma das informações adiantadas é que as inscrições vão custar entre R$ 80 e R$ 215.

Também já estão sendo organizados os concursos do Ministério Público do Estado, Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Quadro Geral do Estado, e Prefeitura de Palmas. Municípios do interior também estão com inscrições abertas, como Silvanópolis e Santa Rita.

Mas como se preparar para cada um dos concursos e como focar nos estudos em pouco tempo?

 

O g1 conversou com o professor Welder Shane do Nascimento França, que dá aulas de Direito Constitucional e Administrativo em um cursinho de Palmas para saber quais os conteúdos mais são cobrados nas prova para cargos públicos. A primeira dica dele é ter atenção especial ao edital do certame que se quer concorrer.

“A leitura total do edital é fundamental, pois cada certame tem a sua particularidade e já vi muitos candidatos serem desclassificados por não terem atendido as exigências do edital. Exemplo: edital que diz que a caneta deve ser preta para marcar o cartão de resposta e o candidato leva caneta azul”, alertou.

Constituição, leis orgânicas e estatutos

 

Os concursos são ofertados por entes federativos, sejam eles a União, os estados e municípios. Portanto, segundo professor Welder, cada um dos setores possui legislações próprias, que geralmente são cobradas nas provas de concurso.

“Para os concursos municipais é fundamental estudar a Lei Orgânica do respectivo município. É a lei mais importante dentro do município e cada um possui sua lei própria, assunto certo cobrado nos editais, assim como o estatuto dos servidores. A mesma ideia serve para os certames estaduais, tem que estudar a Constituição do estado”, orientou.

Para concursos de órgãos estaduais e municipais, os links abaixo podem te ajudar a estudar:

 

Para o Legislativo e Judiciário, regimentos internos também são conteúdos cobrados nos concursos.

 

Como começar a estudar?

 

A depender do cargo concorrido, os concursos públicos também costumam cobrar disciplinas de áreas específicas. Mas segundo o professor Welder, existem três que sempre vão estar presentes nas provas, independente do concurso: Língua Portuguesa, Direito Constitucional e e Direito Administrativo.

“Língua Portuguesa, uma vez que a prova será redigida com base nos padrões da norma culta do Brasil e o candidato tem que conhecer o idioma oficial do estado brasileiro. Direito Constitucional, uma vez que é o documento legal mais importante que o Brasil possui, e Direito Administrativo, pois essa disciplina normatiza as regras que o servidor público e o cidadão devem utilizar durante seu vínculo com a administração pública e como o candidato quer ser um servidor público ele será regido pelo direito administrativo”, destacou.

Por isso, o professor dá a dica de começar a estudar por conteúdos que abordam esses três temas e aos poucos agregar outras disciplinas ao plano de estudo do concurseiro.

Fazer um ou mais concursos?

 

Com várias oportunidades de concursos anunciadas, há candidatos que escolhem ‘atirar para todos os lados’ e se inscrever em todos. Questionado se seria melhor o candidato focar em um dos concursos ou tentar mais de um, o professor explicou:

“O ideal é saber qual a aptidão e vocação que cada candidato tem e focar nisso. Exemplo: pessoas que querem ser policiais, devem focar nos concursos das carreiras policias e se especializar nisso. Outros optam por carreiras dos tribunais e os assuntos são totalmente diferente das carreiras militares. Todavia no Tocantins concurso é algo relativamente escasso e, portanto, quando tem, o candidato tem que apostar todas as suas fichas no que aparece”, disse o professor.

Otimizando o pouco tempo

 

Para quem tem poucas horas no dia para estudar e ainda assim quer assimilar o conteúdo exigido, Welder diz que uma dica é criar um plano de estudo com as disciplinas acordo com a realidade de horário de cada um.

“O certo é que independente de qual horário o estudante vai ter, ele precisa ser fiel ao cronograma e a dica que dou é estudar uma disciplina por dia e no dia seguinte tirar 15 minutos para revisar o que ele estudou no dia anterior. No sábado, fazer exercício de tudo que ele viu durante a semana”, orientou.

 

Bastidores do Tocantins

Bastidores do Tocantins é um Blog de seres, fazeres e dizeres do estado de Tocantins.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo