Governador Wanderlei Barbosa Anuncia Feriado Estadual em Celebração ao Senhor do Bonfim
A Missa Campal no Santuário do Senhor do Bonfim, em Natividade, Atraindo o Maior Evento Religioso do Tocantins.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, participou da Missa Campal no Santuário do Senhor do Bonfim, a 24 km de Natividade. Realizado anualmente, o evento atrai devotos de todo o estado para agradecer por graças recebidas e renovar a fé. A missa foi presidida pelo bispo de Porto Nacional, Dom José Moreira da Silva.
O Festejo do Senhor do Bonfim, a maior manifestação religiosa do estado, reúne turistas e peregrinos durante 12 dias, movimentando a economia local.

“Como cristãos, nos juntamos aos fiéis para agradecer por nos dar forças e coragem, superando desafios diários e pedindo saúde para continuar trabalhando pelo bem do nosso Estado. Essa romaria é um testemunho poderoso da fé e esperança que nos une e, há décadas, movimenta a região. O Santuário do Senhor do Bonfim é um símbolo da nossa fé e tradições”, afirmou o governador, ressaltando a importância de melhorar a infraestrutura e segurança do local.
Governador Wanderlei Barbosa e a primeira-dama Karynne Sotero se juntam aos fiéis para agradecer bênçãos em demonstração de fé – Foto: Márcio Vieira/Governo do Tocantins;Durante o evento, o governador anunciou a intenção de construir uma cobertura para as missas no Santuário e de propor um Projeto de Lei para incorporar o Dia do Senhor do Bonfim ao calendário de eventos do Tocantins. “Com a criação desse feriado estadual, todos os católicos tocantinenses terão a oportunidade de comparecer aos festejos”, afirmou.
O reitor do Santuário do Bonfim, padre Leomar Sousa, destacou a importância do apoio do governo para a realização do festejo e melhoria da infraestrutura do local. “É muito importante ter a presença e participação do governo, especialmente do nosso amigo governador Wanderlei Barbosa, que nos apoia todos os anos”, disse o religioso.

Para o vice-governador Laurez Moreira, o festejo é um momento importante de fé para os católicos. “Faço questão de vir todos os anos, porque é o maior evento religioso do Estado e, como católico, tenho o dever de apoiar e valorizar esse momento de fé dos nossos tocantinenses”, declarou.

O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, frisou a importância do turismo religioso. “O turismo religioso é fundamental, pois aproxima o fiel da sua religiosidade. A Romaria do Senhor do Bonfim é a maior do Tocantins”, destacou.

A devoção ao Senhor do Bonfim envolve sacrifícios, como percorrer grandes distâncias a pé para pagar promessas e agradecer graças recebidas. Dona Odalice Maria da Silva, de 90 anos, participa do festejo há 61 anos. “Vou completar 90 anos em setembro e venho aqui todos os anos”, afirmou. O senhor Juraci Barbosa de Oliveira, de 74 anos, também é um romeiro assíduo. “Venho sempre e trago minha família para agradecer as graças recebidas”, disse.

Para garantir a segurança dos romeiros, as forças de segurança do Estado, sob determinação do governador Wanderlei Barbosa, lançaram a Operação Romarias do Senhor do Bonfim 2024, com um efetivo de 214 policiais militares. O policiamento inclui diversas modalidades e conta com apoio operacional de equipes especializadas.
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), oferece suporte aos romeiros, incluindo áreas para descanso, cuidados com a saúde, água e alimentação. A ação de acolhimento conta com a parceria de diversas secretarias e órgãos do Estado.
O distrito do Senhor do Bonfim começou a receber romeiros em 1750, após a descoberta misteriosa de uma imagem por um vaqueiro. A história da imagem, que desaparecia e reaparecia misteriosamente, atraiu cada vez mais fiéis em busca de milagres. Hoje, a festa do Senhor do Bonfim é a maior manifestação religiosa e cultural do Tocantins, reunindo milhares de pessoas de diversas localidades do Brasil.
Fonte:Jarbas Coutinho/Governo do Tocantins.



