Com o tema “Desacelere, seu bem maior é a vida”, Detran/TO lança Campanha Maio Amarelo 2025 em Palmas
Solenidade realizada no Palácio Araguaia marca o início das ações educativas e de mobilização por um trânsito mais seguro em todo o Tocantins.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), lançou oficialmente, na manhã desta quarta-feira, 7, a Campanha Maio Amarelo 2025. A solenidade de abertura foi realizada no Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, com a presença da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, além de autoridades e representantes de diversos órgãos públicos.
Com o tema “Desacelere, seu bem maior é a vida”, a campanha deste ano reforça a necessidade de conscientização da sociedade sobre os perigos do excesso de velocidade e os impactos dos sinistros de trânsito. Dados do Detran/TO revelam que transitar acima da velocidade permitida, em até 20%, foi a infração mais registrada entre os condutores tocantinenses nos últimos três anos.
Durante o evento, a primeira-dama Karynne Sotero destacou a importância da educação como ferramenta de transformação. “O Maio Amarelo simboliza uma união de esforços entre governo, imprensa e sociedade. Acreditamos no poder da educação para o trânsito, como já demonstramos em outras campanhas nas escolas. Nenhuma vida perdida no trânsito é aceitável”, enfatizou.

O presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, também reforçou o papel da campanha. “Nosso trabalho é constante ao longo do ano, mas no Maio Amarelo intensificamos ações de educação, fiscalização e conscientização. Preservar vidas é a nossa prioridade, seguindo a orientação do governador Wanderlei Barbosa de cuidar das pessoas”, afirmou.
Dados preocupantes
Levantamento do setor de estatística do Detran/TO mostra que, em 2024, o estado registrou 5.582 sinistros de trânsito, o equivalente a uma média de 15 por dia. No mesmo ano, foram 627 mortes em decorrência dos acidentes, sendo 521 vítimas do sexo masculino. Jovens entre 20 e 29 anos foram os mais afetados, com 121 mortes, e as motocicletas lideram os registros, com 296 ocorrências.
Fórum de Trânsito do Tocantins
Ainda como parte da programação do Maio Amarelo, o Detran/TO iniciou o Fórum de Trânsito do Tocantins, com painéis e discussões voltadas à segurança no trânsito. O evento segue nesta quinta-feira, 8, no auditório do Palácio Araguaia, a partir das 8h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.
Campanha institucional
Neste ano, o Maio Amarelo é promovido como campanha de Governo e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Secretaria da Educação (Seduc), Ageto, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, prefeituras e outros parceiros, ampliando a mobilização e o alcance das ações em todo o Estado.



