Prefeitura de Gurupi inicia mutirão de limpeza em lotes não edificados
Ação ocorre após notificação de proprietários inadimplentes; custos serão cobrados conforme edital.

Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou nesta semana o mutirão de roçagem e limpeza de terrenos não edificados no setor Waldir Lins. A iniciativa será expandida para todos os bairros da cidade.
Os proprietários de terrenos foram notificados pelo Departamento de Posturas no dia 17 de janeiro e tiveram quase 30 dias para realizar a limpeza. Como muitos não atenderam à determinação, a limpeza está sendo feita pela Prefeitura, e os custos serão repassados aos proprietários inadimplentes.
Valores e penalidades
Conforme edital publicado no Diário Oficial de 17 de janeiro, os valores cobrados pela limpeza serão os seguintes:
• R$ 1,54/m² (0,35 UFIRG/m²) para limpeza de terrenos;
• R$ 110,25/m³ (25 UFIRG/m³) para recolhimento de entulhos;
• R$ 220,50 (50 UFIRG) por serviço de recolhimento de galhadas.
O valor da UFIRG para 2025 foi fixado em R$ 4,41. Proprietários que não quitarem os custos ou multas estarão sujeitos à inscrição na dívida ativa e podem enfrentar medidas de cobrança administrativa e judicial.
Importância da limpeza
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Eremilson Leite, destacou a importância da ação: “Esse trabalho conjunto com a Infraestrutura é fundamental para garantirmos que Gurupi continue sendo uma cidade mais limpa, saudável e segura. Manter os terrenos limpos é responsabilidade de todos os proprietários, e todos precisam fazer sua parte.”
A Prefeitura reforça a necessidade de colaboração para manter a cidade organizada e livre de riscos sanitários decorrentes do acúmulo de lixo e mato alto.