Plantão Policial

Tocantins integra megaoperação nacional de combate ao tráfico de drogas

Estado realizou prisões, apreensões de entorpecentes e armas, além de ações educativas durante a Operação Narke IV, que mobilizou forças de segurança em todo o país.

Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins 

O Tocantins teve participação ativa na Operação Narke IV, uma ofensiva nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para combater o tráfico de drogas em todo o Brasil. As ações foram realizadas ao longo do mês de junho, como parte da mobilização em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado em 26 de junho.

Em território tocantinense, a Polícia Civil cumpriu mandados judiciais, apreendeu entorpecentes, armas de fogo e munições, além de realizar prisões e atividades de cunho preventivo. Em Pedro Afonso, cinco mandados de busca e apreensão resultaram na detenção de três pessoas e na apreensão de drogas como crack e maconha, dinheiro e veículos.

Na capital, Palmas, a 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) incinerou aproximadamente 200 quilos de drogas. Ainda na região sul da cidade, agentes da Denarc desarticularam um ponto de tráfico no setor Taquari, onde um adolescente foi apreendido portando uma pistola calibre .40 com mira laser, mais de 400 gramas de cocaína, munições de diversos calibres e balanças de precisão.

Policial Civil aprendendo as Drogas – Foto: DICOM/Governo do Tocantins;

A cidade de Porto Nacional foi palco de uma abordagem diferente: a prevenção. A Polícia Civil promoveu palestras educativas voltadas para estudantes e comunidades, com foco na conscientização sobre os riscos do uso de drogas e no fortalecimento dos vínculos sociais como ferramenta de enfrentamento.

“O sucesso da Operação Narke IV no Tocantins reforça nosso compromisso com o enfrentamento ao tráfico de drogas e com ações preventivas que envolvam a sociedade. A união entre as forças de segurança potencializa os resultados e enfraquece o crime organizado”, ressaltou o delegado Alexander Pereira da Costa, da Denarc de Palmas.

Policiais civis do Tocantins durante ação integrada da Operação Narke IV – Foto: DICOM/Governo do Tocantins;

Em nível nacional, a operação resultou em mais de 660 prisões, apreensão de 5,8 toneladas de entorpecentes, 128 veículos retidos e a incineração de 65 toneladas de drogas. O prejuízo estimado às organizações criminosas ultrapassa os R$ 155 milhões. A Narke IV é considerada uma das maiores ofensivas integradas já realizadas pelas Polícias Civis estaduais, fortalecendo a Rede Nacional de Unidades de Enfrentamento ao Narcotráfico (Renarc).

Bastidores do Tocantins

Bastidores do Tocantins é um Blog de seres, fazeres e dizeres do estado de Tocantins.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo