Sistema Penal do Tocantins lança curso de Construção Civil no formato monitoria PPL na Unidade de Tratamento Penal Regional Barra da Grota
Por meio desse formato quem ensina é um dos custodiados que tem o conhecimento técnico, partilhando as técnicas com os demais custodiados.
ASCOM/Governo do Tocantins
Na manhã desta terça-feira, 16, na Unidade de Tratamento Penal Regional Barra da Grota (UTPRBG), em Araguaína, houve o início do curso de Construção Civil, lançado pela Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso. O evento foi marcado por uma aula inaugural do projeto Monitoria PPL, em conformidade com a Portaria Seciju/TO nº 844, de 21 de outubro de 2021, e contou com as presenças dos Secretários da Cidadania e Justiça (Seciju), Deusiano Amorim e Hélio Marques, bem como de gestores do Sistema e Polícia Penal.
Três oficinas de qualificação profissional na área de Construção Civil foram anunciadas, cada uma com 20 vagas, totalizando 60 alunos, atendendo a demanda da Lei de Execução Penal.
“A educação é uma forma segura e efetiva de proporcionarmos às pessoas privadas de liberdade que tenham acesso a uma reintegração social mais efetiva. Parabenizo a todos os envolvidos e sobretudo àqueles que estão participando dos cursos ofertados pela Gerência de Reintegração, Trabalho e Renda”, afirmou o gestor da Pasta.
Também estiveram presentes o superintendente do Sistema Penal, Rogério Gomes; o gerente de Reintegração, Trabalho e Renda, Dilson Junior; o Chefe da gerente da UTPRBG, Paulo Freitas; o gerente do Setor de Obras, Obede Batista, que apresentou o projeto do Galpão a ser construído na Unidade; além do Vereador Geraldo Silva; e do Tenente-coronel Sidmarcos Mesquita, comandante do 2º Batalhão dos Bombeiros Militares de Araguaína, que reforçaram as parcerias em prol da educação no ambiente de cárcere.
curso
Presencial e com duração de 30 dias úteis, a capacitação tem como objetivo formar custodiados na área de construção civil. Cada turma terá no máximo 20 alunos, com carga horária mínima de 240h, distribuídas em 40 horas de aulas teóricas e 200 horas de aulas práticas.
O programa se divide em três etapas essenciais: Fundação, Levantamento da construção e Acabamento. A ementa abrange noções de leitura e interpretação de projetos, instalações prediais em alvenaria, práticas de execução em alvenaria de vedação, noções em estruturas de concreto, manutenção de instalações de esgoto sanitário e manutenção de instalações de água pluvial. Estão previstos cursos de Construção Civil nas áreas de Eletricista e Encanador.
O custodiado J.F.O., que tem 22 anos de experiência na área da construção civil, falou sobre a alegria em poder contribuir com outros presos. “Me sinto maravilhosamente grato pela oportunidade que está tendo aí, por estar falando do trabalho que eu fazia lá fora já, e explicar para os outros a importância de trabalhar”, concluiu.
Legado
Entre os legados que o curso deixará, será construído um galpão estrutural, que será executado durante o curso, servindo como suporte para oficinas para outros cursos, favorecendo à melhoria contínua.
O espaço terá 350 m² e altura de 5,70 metros, contando com 1 vestiário, 1 depósito de materiais e ferramentas e espaços para 3 tipos de oficina: artefatos de concreto, serralheria e fábrica de estofados.