Estado

Governo do Tocantins Lança Semana do Pescado para Estimular Consumo e Fortalecer a Indústria Pesqueira

Evento, que vai até 15 de setembro, visa aumentar o consumo de pescado e destaca o Tocantins como 18º maior produtor de peixe do Brasil.

Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins

O Governo do Tocantins, através da Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea), está promovendo a Semana do Pescado até o próximo domingo, 15 de setembro. A iniciativa tem como objetivo incentivar o consumo de peixes, frutos do mar e outros tipos de pescado. A campanha, que começou no dia 1º de setembro, conta com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), responsável por instituir a data em 2003.

Thiago Tardivo, Diretor de Desenvolvimento da Aquicultura da Sepea, ressaltou as principais ações realizadas durante o evento. “Nossa meta é promover o consumo de pescado por meio de ações em nível nacional e estadual, incluindo palestras, criação de pratos e promoções em supermercados e varejo. Este ano, estamos focados na pesquisa e na capacitação técnica através do primeiro Simpósio de Zootecnia do IFTO, abordando temas como aquicultura e piscicultura”, destacou Tardivo.

Semana do Pescado é realizado no Tocantins para incentivar o consumo de peixes – Foto: Divulgação

A expectativa do MPA é que a Semana do Pescado resulte em um aumento de 30% no consumo de peixe, beneficiando toda a cadeia produtiva, desde a indústria até o ponto de venda e o consumidor final.

Produção de Peixes no Tocantins e Perspectivas Futuras

O Tocantins, com capacidade de produzir cerca de 900 mil toneladas de peixe, ocupa a 18ª posição no ranking nacional de produção, de acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). O objetivo é posicionar o estado entre os cinco maiores produtores até 2027. Dados do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) revelam que o tambaqui é a espécie predominante, representando 48% da produção. Os híbridos tambacu e tambatinga somam 34%, enquanto o pintado e seus híbridos correspondem a 10,49%.

Em 2022, o Tocantins registrou um aumento de 6,7% na produção de pescado, alcançando 17.350 toneladas e representando 1,85% da produção nacional. O incentivo para a produção de tilápia em tanque-rede na Bacia do Rio Tocantins e as recentes mudanças legislativas resultaram em um aumento significativo, com a produção de tilápia saltando de 80 toneladas em 2020 para 450 toneladas em 2022.

Benefícios do Consumo de Pescado para a Saúde

O consumo de pescado é essencial para uma alimentação saudável, oferecendo uma rica fonte de proteínas, vitaminas e minerais, como retinol, ferro, zinco, vitaminas D, E e B12, cálcio e ômega 3. A nutricionista Ludmilla Moreira enfatiza os benefícios do pescado para a saúde, incluindo a proteção contra doenças cardiovasculares e AVCs. “Os peixes são uma excelente fonte de proteína com menor teor de gorduras saturadas, favorecendo a saúde cardiovascular e oferecendo vantagens sobre carnes vermelhas”, explica Moreira.

Idealmente, devemos consumir peixe pelo menos duas vezes por semana – Foto: Divulgação;

Ela recomenda que o peixe seja consumido fresco e variado, evitando produtos ultraprocessados para preservar suas propriedades nutricionais. “Idealmente, devemos consumir peixe pelo menos duas vezes por semana, explorando diversas formas de preparo, como assado, grelhado e ensopado, e evitando opções fritas e ultraprocessadas”, conclui a nutricionista.

Fonte:Lucas Eurilio/Governo do Tocantins 

Bastidores do Tocantins

Bastidores do Tocantins é um Blog de seres, fazeres e dizeres do estado de Tocantins.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo