Governo do Tocantins intensifica ações contra incêndios com contratação de novos brigadistas
Governador Wanderlei Barbosa lidera reunião com o Comitê do Fogo para enfrentar o aumento dos focos de incêndio, destacando a importância da união de esforços e medidas urgentes.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira, 30, no Palácio Araguaia, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, se reuniu com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMTO), coronel Peterson Queiroz de Ornelas, o superintendente da Defesa Civil, coronel Erisvado Alves, e outros representantes do Comitê do Fogo, para discutir estratégias no combate ao crescente número de focos de incêndio no estado.
Com mais de 8.113 focos de incêndio registrados em todo o Tocantins, o governador destacou a necessidade de fortalecer a cooperação entre diferentes esferas do governo e a importância da contratação de novos brigadistas para enfrentar as queimadas ilegais. “Estamos vivendo um momento crítico, e a união entre os municípios, o Governo Estadual e o Federal é essencial para mitigar os danos causados pelo fogo, que afetam tanto o meio ambiente quanto a saúde pública,” afirmou Wanderlei Barbosa.
O coronel Ornelas, do Corpo de Bombeiros, enfatizou a urgência de ampliar o número de brigadas e reforçar as ações de combate. “Por ordem do Governador, estamos promovendo uma força-tarefa para enfrentar o aumento expressivo de focos de incêndio. Além da contratação de brigadistas, continuaremos com medidas preventivas, combativas e de fiscalização para controlar a situação o mais rapidamente possível,” destacou.
O superintendente da Defesa Civil, coronel Erisvado Alves, frisou a necessidade de adaptar as estratégias diante do aumento de focos de calor. “O Tocantins se destaca pela robusta política de brigada municipal, mas é preciso ajustar continuamente o plano de ação e conscientizar a sociedade sobre os riscos das queimadas, especialmente neste período crítico do ano,” pontuou.
Entre as ações do governo, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) destinou R$ 1.080.000,00 para a contratação e treinamento de brigadistas. A Operação Tocantins Mais Verde, iniciada em junho de 2024, também integra as medidas para conter os incêndios, que já somam um aumento de 61% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Durante o encontro, representantes de diversas instituições que compõem o Comitê do Fogo apresentaram dados e novas diretrizes para intensificar o combate às queimadas, incluindo medidas preventivas e de monitoramento, com foco na proteção ambiental e no bem-estar da população.
Fonte:Nayara Borges/Governo do Tocantins