Estado

Governador Wanderlei Barbosa participa da apresentação do projeto para implantação das hidrovias dos rios Madeira e Tocantins

Implantação da Hidrovia no Tocantins, aliada à devida integração com os modais rodoviário e ferroviário, permitirá ao Estado assumir a sua posição de destaque no cenário nacional de transportes.

Jarbas Coutinho/Governo do Tocantins

O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, ao lado do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou na tarde dessa segunda-feira, 22, da apresentação do projeto e anúncio da qualificação pelo Programa de Parceria e Investimentos (PPI) para implantação das hidrovias dos rios Madeira e Tocantins. O evento foi realizado na sede da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Tocantins (DNIT).

Governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, ao lado do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou da apresentação do projeto e anúncio para implantação das hidrovias dos rios Madeira e Tocantins – Esequias Araújo/Governo do Tocantins;

A hidrovia Tocantins-Araguaia é uma das principais vias de transporte do corredor Centro-Norte brasileiro, região de destaque em âmbito nacional pela grande produção de grãos no país. A hidrovia é navegável até a HN-100 Rio Amazonas, desde Barra do Garças (MT), na HN-209 Rio Araguaia, ou Peixe (TO), na HN-200 Rio Tocantins, até o porto de Vila do Conde, próximo a Belém (PA), privilegiadamente localizada em relação aos mercados da América do Norte, da Europa e do Oriente Médio.

A implantação da Hidrovia no Tocantins, aliada à devida integração com os modais rodoviário e ferroviário, permitirá ao Estado assumir a sua posição de destaque no cenário nacional de transportes, caracterizando-o como um dos estados brasileiros com melhor e mais integrada malha de transportes da atualidade, sendo via de passagem obrigatória para as cargas oriundas da área de abrangência do Corredor Centro-Norte.

“É tudo que nós buscamos há muito tempo, porque vai melhorar o escoamento da produção. É essa espera que o Tocantins faz pacientemente e somos muito gratos por nos proporcionar esse momento tão esperado”, frisou o governador Wanderlei Barbosa ao ministro Silvio Costa, depois de apresentar as potencialidades do Estado e o crescimento da economia nas mais diversas áreas de produção. “O Rio Tocantins nasce perto de Brasília e estados produtores como Goiás, Mato Grosso e o Tocantins estão nas margens tanto do Rio Tocantins, quanto do Rio Araguaia. Imagina o quanto vai melhorar o escoamento de toda essa produção e somos gratos ao governo federal e à nossa bancada no Congresso Nacional pelo trabalho feito pelo Estado”, explicou o Governador.

Governador Wanderlei Barbosa destacou que a hidrovia representa a melhoria do escoamento da produção para toda a região – Esequias Araújo/Governo do Tocantins;

“Quando se fala em melhorar a questão do transporte e diminuir custos é evidente que a gente vê isso como um marco importante da nossa história e a gente tem visto a infraestrutura do nosso estado realizada pelo Governo do Tocantins e Governo Federal em passos largos”, salientou o vice-governador Laurez Moreira.

Vice-Governador Laurez Moreira destacou que melhorar a questão do transporte e diminuir custos é um marco importante da nossa história – Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins;

O ministro Silvio Costa destacou que a satisfação de poder está no Tocantins para o anúncio de uma obra tão importante não só para o Tocantins, mas para todo o sistema produtivo dos estados da região norte e do Matopiba. ”Sem dúvida alguma, vai ajudar todo o arco norte e vai colocar cada vez mais o Tocantins na posição estratégica do desenvolvimento, dialogando com todo o Norte, com todo o Sul, com todo o Nordeste. O Governo Federal vem dedicando um olhar para essa região para que possa avançar em investimentos em infraestrutura, gerar empregos e renda para a população”, pontuou o Ministro.

Ministro Silvio Costa assegurou que o Governo Federal vem dedicando um olhar para essa região para que possa avançar em investimentos em infraestrutura, gerar empregos e renda para a população – Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins;

Diante da importância da hidrovia, o Ministério de Portos e Aeroportos estabeleceu o Tocantins como uma de suas prioridades ao promover o derrocamento do Pedral do Lourenço, que consiste na remoção de rocha do leito do rio com o objetivo de adequar a largura e a profundidade do canal de navegação, medida fundamental para garantir a segurança do transporte hidroviário, bem como, a concessão da hidrovia do Tocantins, empreendimento que será estudado pela  Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O DNIT está finalizando o processo de licenciamento ambiental que garantirá que todas as comunidades ribeirinhas sejam ouvidas.

O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Renan Bezerra de Melo Pereira, salientou os avanços no setor de transportes experimentados pelo Estado e a importância dos investimentos a serem realizados no modal hidroviário. “Através dessas iniciativas vislumbramos um futuro promissor para o desenvolvimento regional, para a economia de todo o Norte do Brasil. A integração dos modais de transporte em especial o do modal hidroviário, não apenas facilitará o escoamento de nossos produtos, mas também fortalecerá as relações comerciais e impulsionará o crescimento da região”.

Superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Renan Bezerra de Melo Pereira, anunciou a assinatura da Ordem de Serviços para as obras encabeçamento da ponte de Xambioá – Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins;

Ponte de Xambioá

Na oportunidade, o superintendente regional do DNIT anunciou a assinatura da Ordem de Serviços para as obras de encabeçamento da ponte sobre o Rio Araguaia, que vai ligar as cidades de Xambioá e São Geraldo, no estado do Pará.

O secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes Dias, explicou que o projeto da hidrovia do Tocantins foi priorizada juntamente com a hidrovia do Rio Madeira e agora é  fundamental que seja dada continuidade a obra de derrocamento do Pedral do Lourenço, o que representa uma quebra de paradigmas no transporte de cargas da região do Matopiba. “E uma obra que sem dúvida nenhuma, vai beneficiar o Tocantins, porque vai ser a porta de escoamento de toda a safra de uma região que cresce a cada dia na produção brasileira. Vai beneficiar o Tocantins e o Brasil como um todo”, frisou.

Secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes Dias, entende que a hidrovia Tocantins representa uma quebra de paradigmas no transporte de cargas da região do Matopiba – Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins.

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