Esporte

Estudantes do Tocantins participam das Paralimpíadas Escolares 2024 em São Paulo

Com 53 paratletas, a delegação tocantinense busca repetir o sucesso de 2023 e reforçar o papel do esporte na inclusão e superação.

Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins

A delegação do Tocantins desembarcou em São Paulo nesta segunda-feira, 25, para disputar as Paralimpíadas Escolares 2024, o maior evento esportivo mundial voltado para estudantes com deficiência. A cerimônia de abertura está programada para esta terça-feira, 26, e as competições acontecem de 27 a 30 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CPB).

Composta por 82 integrantes, incluindo 53 paratletas de 11 a 17 anos, a equipe tocantinense disputará provas em cinco modalidades: bocha paralímpica, natação, atletismo, parabadminton e tênis de mesa. Entre os destaques está Clara Lopes de Abreu, de 16 anos, aluna da Escola Especial Eulina Braga, em Porto Nacional. Veterana nas Paralimpíadas, Clara compete nas provas de arremesso, salto e corrida. “Esse é meu último ano. Vou ganhar muitas medalhas”, afirma a atleta, que tem síndrome de Down.

Os estudantes Deryck Gouveia, de Xambioá, e Clara Lopes, de Porto Nacional, disputarão provas de atletismo – Foto: Mari Rios/Governo do Tocantins;

Outro nome promissor é Deryck Gouveia, de 13 anos, da Escola Municipal Dom Aurélio Chinzzini, em Xambioá. Participando pela primeira vez, Deryck, que tem nanismo, está animado: “Vou me esforçar para ganhar muitas medalhas.”

Em 2023, o Tocantins obteve um desempenho histórico nas Paralimpíadas Escolares, conquistando 75 medalhas (24 ouros, 29 pratas e 22 bronzes) e quebrando oito recordes nacionais no atletismo. A chefe da delegação, Luciana Monteiro, acredita que o estado pode repetir o sucesso. “Cada paratleta aqui tem um potencial enorme. Essa é uma oportunidade de valorizar o trabalho de nossos professores e treinadores e mostrar o talento do Tocantins”, destaca a técnica de desporto escolar da Seduc.

Segundo grupo de paratletas tocantinenses a chegar na capital paulista é formado estudantes de Palmas, Araguanã, Xambioá, Dianópolis, Porto Nacional e Guaraí – Foto: Mari Rios/Governo do Tocantins;

Preparação e Incentivo

Os estudantes que representam o Tocantins passaram pelas seletivas dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Educação (Seduc). Além disso, o Governo investe no paradesporto escolar e apoia a participação de estudantes com deficiência em competições nacionais e internacionais.

Outro ponto importante é o Programa Esporte na Escola, desenvolvido pela rede estadual em parceria com a Seduc. O programa oferece carga horária específica para treinamento esportivo, além de recursos para aquisição de materiais. As modalidades disponíveis incluem atletismo, bocha, tênis de mesa, natação, parabadminton e judô, promovendo o esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento para estudantes com deficiência.

Bastidores do Tocantins

Bastidores do Tocantins é um Blog de seres, fazeres e dizeres do estado de Tocantins.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo