Cidade

Empresário de Araguaína é Condenado a Mais de 10 Anos por Financiamento ao Tráfico Internacional de Drogas

Decisão judicial mantém pena em regime fechado, mas réu poderá recorrer em liberdade.

Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins

O empresário Márcio César Trindade Oliveira, de Araguaína, foi condenado pela Justiça Federal a 10 anos, 8 meses e 24 dias de reclusão em regime inicialmente fechado pelo crime de financiamento e custeio do tráfico internacional de drogas. Apesar da decisão, ele poderá recorrer em liberdade. A sentença, assinada pelo juiz federal Victor Curado Silva Pereira, também absolveu o empresário de outras duas acusações: associação ao tráfico e lavagem de dinheiro.

A condenação está relacionada à operação Rota Caipira, deflagrada em abril de 2023, que investigou um esquema de tráfico internacional de cocaína. Durante a operação, 28 pessoas tiveram a prisão preventiva decretada, incluindo Márcio, que chegou a ser detido, mas foi liberado posteriormente.

Defesa contesta decisão e promete recurso

O advogado de Márcio, Edgar Mondadori, declarou que irá recorrer da decisão em segunda instância. “Não existem fundamentos lógicos para essa condenação, e nós buscaremos a reversão no tribunal em Brasília”, afirmou.

Segundo a sentença, entre março de 2019 e agosto de 2021, o empresário adquiriu e entregou uma aeronave modelo Beech Aircraft 58 (Báron) a uma organização criminosa. O avião teria sido modificado para transportar grandes cargas de cocaína a países da América do Sul. O juiz rejeitou os argumentos apresentados pela defesa, que tentava desvincular o empresário da propriedade e uso da aeronave.

“Na tentativa de se desvencilhar da propriedade de fato da aeronave, o réu criou uma narrativa falaciosa, repleta de inconsistências, que apenas reforçou as provas de autoria e materialidade do crime”, destacou o magistrado.

Bens sequestrados serão devolvidos

Na decisão, o juiz determinou que os bens sequestrados durante a investigação sejam restituídos aos réus, atendendo a um pedido da defesa. Mesmo com a condenação por tráfico, a absolvição em outros crimes foi suficiente para que os bens fossem liberados.

Operação Rota Caipira

A operação revelou um esquema que utilizava aeronaves para transporte de cocaína entre o Brasil e países vizinhos na América do Sul. Márcio César Trindade foi apontado como um dos financiadores do esquema ao disponibilizar uma aeronave para a organização.

Avião alvo da operação Rota Caipira — Foto: Polícia Federal/Divulgação;

A sentença reafirma o combate ao tráfico internacional de drogas, mas a possibilidade de recurso mantém a expectativa de novos desdobramentos no caso. A defesa de Márcio busca reverter a condenação no tribunal, enquanto a Justiça aguarda o andamento dos trâmites legais.

Bastidores do Tocantins

Bastidores do Tocantins é um Blog de seres, fazeres e dizeres do estado de Tocantins.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo