Delegado da Polícia Civil do Tocantins conclui curso de piloto de helicóptero de monoturbina e recebe certificado em Palmas
Autoridade policial é o quarto delegado no Estado capacitado a pilotar helicópteros.
Larissa Mendes/Governo do Tocantins
O delegado Guilherme Moreira, titular da 58ª Delegacia de Polícia de Lagoa da Confusão, concluiu um treinamento de habilitação para piloto de helicóptero de monoturbina, no último sábado, 5, em Palmas. O delegado já possuía a formação de piloto privado, finalizada em maio de 2023.
A formação de piloto de monoturbina iniciou em junho e incluiu 10 horas de instrução prática no helicóptero “Tocantins 01”, sob a supervisão do tenente-coronel Gustavo Bolentini, instrutor e diretor do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer Tocantins). Com a nova habilitação, o delegado pode pilotar as aeronaves monoturbina que atuam no Estado. São elas, o “Esquilo – AS 350 B3”, conhecido como Tocantins 01, e o “Robinson R66”, helicóptero que foi apreendido em operações policiais.
O processo de habilitação consiste em uma prova prática e oral que foi aplicada pelo tenente-coronel Deroci Barbosa Ximendes Júnior, referência nacional em aviação policial e avaliador da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Com a conclusão do curso, Guilherme Moreira se torna o quarto delegado no Estado capacitado a pilotar helicópteros de monoturbina, aumentando assim a capacidade operacional da Polícia Civil do Tocantins.
Guilherme Moreira destacou que a função de piloto de helicóptero é restrita a oficiais da Polícia Militar e delegados e ressaltou que a capacidade de pilotar contribui para diversas missões que envolvem o trabalho da Polícia Civil, como monitoramento de veículos roubados, operações policiais e ações humanitárias, incluindo o transporte de órgãos e combate a incêndios.
“O treinamento foi essencial, pois poucas pessoas possuem essa habilitação na Polícia Civil do Tocantins. Esse conhecimento permite que atuemos de forma mais eficiente em investigações e emergências, agregando de forma positiva a equipe do Ciopaer e da segurança pública”, afirmou o delegado.