CBMDF Homenageia Comandante-geral do CBMTO com Comenda Imperador Dom Pedro II
Cerimônia em Brasília reconhece contribuições de coronel Ornelas e tenente-coronel Nilton Rodrigues ao Corpo de Bombeiros Militar
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) concedeu a Comenda da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II ao coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), e ao tenente-coronel Nilton Rodrigues dos Santos, Assessor de Comunicação do CBMTO. A solenidade ocorreu em Brasília na sexta-feira e contou com a presença de cerca de 500 homenageados, incluindo parlamentares e autoridades civis e militares de vários estados. Devido a uma agenda intensa em Palmas, o coronel Ornelas não pôde comparecer à cerimônia para receber o título pessoalmente.
A cerimônia foi marcada por ritos militares, incluindo a execução do Hino Nacional, uma marcha com os militares e a apresentação de viaturas operacionais e helicópteros da corporação. O tenente-coronel Nilton Rodrigues representou o CBMTO e recebeu a Comenda das mãos do coronel Barcellos, do alto comando do CBMDF.
O coronel Ornelas expressou sua gratidão ao comandante-geral do CBMDF, coronel Sandro Gomes, pela honraria. “Agradeço também pelas contribuições dos militares do CBMDF ao CBMTO, que foram essenciais para minha formação e para o preparo de outros oficiais do Tocantins”, afirmou.
O tenente-coronel Nilton Rodrigues também agradeceu ao coronel Sandro Gomes e à Comissão de Concessão de Medalhas do CBMDF pela sua indicação. Ele destacou a importância da Comenda Dom Pedro II, a maior honraria militar concedida pelas corporações.
Nilton Rodrigues mencionou as parcerias entre o CBMDF e a Academia de Formação de Bombeiros Militares, que resultaram na formação de oficiais para o CBMTO. “Durante minha gestão como diretor de Ensino do CBMTO, formamos cinco cadetes no Distrito Federal e acompanhei de perto todos os processos dessa parceria”, destacou.
O coronel Sandro Gomes ressaltou que a comenda é uma forma de reconhecer o trabalho de todos que contribuem para o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. “A comenda é um agradecimento a todos que prestaram serviço ao DF, sejam militares ou civis”, concluiu.
Fonte:Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins.