Esporte

CBF avalia possibilidade de trazer final da Libertadores ao Brasil após onda de violência no Peru

Presidente Samir Xaud afirma que entidade apoiará cidades interessadas, como Belém e Brasília, caso Palmeiras e Flamengo manifestem desejo de jogar em solo brasileiro.

Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins

Mesmo com a decisão ainda prevista para ocorrer em Lima, no Peru, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estuda a possibilidade de interceder junto à Conmebol para trazer a final da Libertadores 2025 ao Brasil. A medida surge após o aumento da instabilidade política e da violência na capital peruana, que vem gerando preocupação quanto à segurança do evento.

O presidente da CBF, Samir Xaud, declarou nesta quinta-feira (23) que a entidade está disposta a apoiar as cidades brasileiras que se ofereceram para sediar o confronto entre Palmeiras e Flamengo, que voltam a decidir o título continental após quatro anos.

Samir Xaud presidente da CBF – Foto: Divulgação

“Se for de interesse dos clubes, a CBF vai apoiar e tentar fazer da melhor forma possível”, disse Xaud, após o Palmeiras confirmar vaga na final ao vencer a LDU.

Segundo ele, a decisão caberá aos clubes e à Conmebol:

“Com essa final brasileira, podemos avaliar a possibilidade de trazer o jogo para o Brasil. Caso os clubes tenham essa intenção, a CBF pode ajudar com a interlocução.”

As cidades de Belém (PA) e Brasília (DF) manifestaram oficialmente o interesse em sediar a final marcada para 29 de novembro. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, enviou ofício à CBF e à Conmebol oferecendo o Estádio Mané Garrincha como alternativa.

Já a capital paraense entrou na disputa por iniciativa do presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF) e vice-presidente da CBF, Ricardo Gluck Paul, que destacou o potencial da Arena Mangueirão para receber o evento.

“A CBF estará de portas abertas para essa conversa, caso haja uma eventual decisão de trazer a final ao Brasil”, reforçou Xaud.

Crise política no Peru preocupa Conmebol

Apesar das movimentações, a Conmebol mantém, por enquanto, a decisão de realizar o jogo em Lima. O Peru atravessa uma grave crise política e social, e o novo presidente José Jerí decretou estado de emergência na capital em resposta à onda de violência.

Caso seja necessário alterar o local, a cidade de Assunção, no Paraguai, aparece como uma das alternativas favoritas da Conmebol, segundo apuração do colunista Marcel Rizzo, do Estadão.

Reedição da final de 2021

A partida entre Palmeiras e Flamengo marcará a reedição da final de 2021, quando o time paulista venceu por 2 a 1, em Montevidéu (Uruguai), conquistando o tricampeonato da Libertadores. O confronto de 2025 promete novamente um grande público e atenção mundial, seja no Brasil ou no exterior.

Bastidores do Tocantins

Bastidores do Tocantins é um Blog de seres, fazeres e dizeres do estado de Tocantins.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo