Agência de Defesa Agropecuária faz ações de prevenção à gripe aviária no Tocantins
Ministério da Agricultura declarou emergência zoossanitária, por 180 dias, por causa da gripe aviária. País acumula 53 casos confirmados de gripe aviária, mas nenhum deles no Tocantins.
Redação g1 Tocantins
Ações preventivas estão sendo realizadas pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em propriedades próximas a áreas com concentração de aves migratórias no Tocantins. O objetivo é orientar moradores e produtores rurais sobre o risco da gripe aviária.
Desde maio o Ministério da Agricultura declarou emergência zoossanitária, por 180 dias, por causa da gripe aviária. Até o início desta semana o país acumulava 53 casos confirmados de gripe aviária – nenhum deles no Tocantins.
“A Adapec vem intensificando este trabalho no Estado como medida preventiva, uma vez que o país está em estado de emergências zoossanitária em virtude do surgimento de casos de influenza aviária em aves silvestres e recentemente em aves domésticas de subsistência”, disse o gerente de sanidade animal, Sérgio Liocadio.
Segundo a Agência, as ações serão desenvolvidas principalmente nas regiões próximas a corpos d’água como o Parque Estadual do Cantão, Ilha do Bananal, Rio Araguaia e Tocantins.
Nestas regiões há presença de aves migratórias que podem carregar consigo o vírus da Influenza Aviária (H5N1).
Ao longo desta semana foram realizadas ações na região de Araguaína e Tocantinópolis, no norte do Estado.
“Estamos visitando propriedades de subsistência e comércio local ou de produção comercial de pequena escala, visando assim orientar os produtores, detectar casos suspeitos e prevenir a introdução da doença no estado do Tocantins”, explicou.