Concurso da Educação de Palmas Acontece Neste Domingo com Mais de 29 Mil Inscritos
Candidatos disputarão 1.769 vagas em provas aplicadas em dois turnos; salários podem ultrapassar R$ 6,5 mil.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
No próximo domingo, 1º de setembro, será realizado o aguardado concurso público para a área de educação em Palmas. As provas, que atraíram 29.406 candidatos, acontecerão em 23 locais da capital tocantinense e serão aplicadas em dois turnos: pela manhã, para cargos de nível médio, e à tarde, para cargos de nível superior.
O cargo com maior número de inscritos no nível superior é o de analista educacional na área de assistente social, com 1.008 candidatos concorrendo a apenas 22 vagas. Já no nível médio, o destaque vai para o cargo de técnico administrativo educacional, que registrou 6.116 concorrentes para 158 vagas. Ao todo, o concurso oferece 1.769 vagas, com salários que podem ultrapassar R$ 6,5 mil, conforme o edital.
Os horários das provas foram definidos para as 8h da manhã e 14h30 da tarde. Os candidatos devem chegar com antecedência, pois os portões dos locais de prova serão fechados dez minutos antes do início das avaliações. A lista completa de locais de prova, bem como o edital do concurso, pode ser consultada no site da Coordenação de Desenvolvimento Estratégico (Copese/CDE) da Universidade Federal do Tocantins.
Na reta final para as provas, alguns candidatos seguem em ritmo intenso de estudo. Contudo, Rodrigo Fernandes, professor especializado em cursos preparatórios, sugere uma abordagem mais calma. “Neste momento, é crucial manter a tranquilidade para evitar a ansiedade que pode levar a erros na prova”, aconselha.
O professor também mencionou os principais temas que estão sendo abordados nesta última semana de preparação. “Estamos reforçando a resolução de questões, interpretação de texto e figuras de linguagem, que são tópicos que devem ser cobrados no exame”, explicou Rodrigo.