Agrotins traz diversidade de produtos confeccionados pelas mãos do agricultor e das comunidades tradicionais
Produtos estão expostos nos pavilhões da Agricultura Familiar e do Agroextrativismo
Ascom/ Governo do Tocantins
Os pavilhões da Agricultura Familiar e do Agroextrativismo são atrativos da 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), que segue até o dia 20 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas, e que este ano traz como tema: Compliance no Agro. Assistidos pelo Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), os produtores aproveitam a oportunidade da feira para comercializar seus produtos.
Um dos produtos de sucesso nesta edição é a farinha de mandioca sabor pequi com pimenta, um produto que marca as preferências do tocantinense, aliando a farinha a um fruto do cerrado bastante apreciado na região. Apresentados pela produtora de Barrolândia, Zelma Moreira da Penha, junto com o filho Renan Moreira, assistidos pelo Ruraltins, a produção é feita com produtos derivados do pequi e da cana-de-açúcar, com o melacinho, um doce tipo pé-de-moleque.
“Lá em Barrolândia nós fizemos um grupo de mulheres produtoras rurais para trabalhar o empoderamento da mulher do campo, considerando que na maioria das vezes ela sofre violência e nem percebe, então esse grupo se formou pensando na autonomia da mulher, trabalhando a questão financeira”, destacou Zelma, que participa pelo segundo ano da Feira, pelo sucesso do ano passado, e oportunidade de divulgar o seu produto.
Dona Maria da Gloria Silva Martins, assistida pelo Ruraltins de Palmas, participa desde a primeira edição da Agrotins com a comercialização de tapetes feitos no tear, uma verdadeira obra prima, passada por gerações. “Todo ano a gente está aqui, mostrando o nosso trabalho, vendendo tapetes, redes feitas no tear, e gosto muito de participar da feira, e com muita fé vamos vender tudo”, disse.
A produtora de presidente Kennedy, Maria de Fátima Lima, 64 anos,que venceu a covid, depois de 15 dias intubada e mesmo com algumas sequelas, buscou apoio do Ruraltins e veio expor pela primeira vez os produtos da sua agroindústria, instalada na propriedade rural Três Corações. “Com apoio do Ruraltins, orientação do nosso extensionista Isaias Gama, podemos trazer biscoitos e pães produzidos na nossa propriedade e apresentar, pela primeira vez, na Agrotins”, comemorou.
Com uma diversidade de produtos produzidos pelas mãos do agricultor e das comunidades tradicionais, o visitante pode comprar farinhas, mel, doces, biscoitos, licores, tapetes no tear, artesanatos de capim dourado, e diversos produtos oferecidos pelo Cerrado brasileiro.
O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, destacou a importância da agricultura familiar, e as ações do governo para fortalecer e desenvolver ainda mais esta categoria. “O agricultor familiar é essencial na produção do alimento que chega à mesa do tocantinense, e estamos com grandes projetos que estão em discussão e formatação durante a Agrotins com os representante do governo, como o nosso Plano Ater Tocantins, uma proposta que contempla três eixos pensando no desenvolvimento de oito cadeias produtivas no Estado, o projeto Tocantins Produtivo, apresentado pela Seplan [Secretária de Estado do Planejamento e Orçamento], e que vem para somar com o trabalho que estamos desenvolvendo, e ainda, amanhã [Sexta-feira], na Agrotins o dia D da Agricultura Familiar. Esse será um momento importante realizado pelo governador Wanderlei Barbosa, com a assinatura de diversas parcerias, o lançamento oficial do Plano Ater Tocantins, e do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos, uma novidade que vai favorecer o agricultor familiar do Tocantins”, ressaltou o presidente do Ruraltins.
Realização
A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outros