Estado

Tocantins enfrenta avanço crítico das queimadas, com mais de 1,6 mil focos registrados em agosto

Monitoramento do Inpe revela números alarmantes, com Lagoa da Confusão liderando os focos de incêndio. Previsão indica continuidade das altas temperaturas e baixa umidade.

Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins

Nos últimos quatro meses, o Tocantins vem enfrentando um cenário alarmante no que diz respeito às queimadas. Segundo o sistema de monitoramento via satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), já foram registrados mais de 1,3 mil focos de queimadas no estado. Com o mês de agosto ainda em andamento, o número de focos já alcançou 1.608, faltando apenas seis dias para o término do mês.

Conforme os dados consultados no BD Queimadas, do Inpe, neste domingo (25), o município de Lagoa da Confusão lidera o ranking com 233 focos, seguido por Pium, com 140, e Formoso do Araguaia, com 137 focos. De janeiro até o final de agosto, o monitoramento contabilizou um total de 7.141 focos de queimadas no estado, com os maiores índices iniciando em maio, provavelmente devido ao começo do período de estiagem. O mês de julho destacou-se com o maior número de registros, totalizando 1.922 focos.

Focos de queimadas no Tocantins

Focos de queimadas no Tocantins- Foto: Divulgação;

Um dos locais mais críticos, próximo a Lagoa da Confusão, é a Ilha do Bananal, onde incêndios têm devastado a região desde junho. Equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional do Índio (Funai), juntamente com moradores locais e indígenas das aldeias, estão em ação para combater as chamas que já consumiram cerca de 64 quilômetros quadrados da Mata do Mamão. O monitoramento do fogo é feito em tempo real com apoio de satélites.

As altas temperaturas são apontadas como um dos principais fatores para o início das queimadas, e a previsão é de que a baixa umidade do ar e o calor intenso persistam nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para a baixa umidade neste domingo. Em Palmas, a temperatura máxima prevista é de 39°C, com poucas nuvens e névoa seca, cenário que deve se repetir na segunda-feira (26), com a temperatura se aproximando dos 40°C e umidade relativa do ar em torno de 60%.

Fumaça se espalhou na cidade após incêndio em pátio de veículos em Palmas – Foto: Divulgação

No norte do estado, em Araguaína, as temperaturas também devem chegar aos 39°C, com previsão de dia ensolarado e poucas nuvens. No sul, em Gurupi, espera-se um dia com névoa seca e temperaturas variando entre 21°C e 39°C.

Bastidores do Tocantins

Bastidores do Tocantins é um Blog de seres, fazeres e dizeres do estado de Tocantins.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo