Cultura

Tocantins é o segundo estado do Brasil com maior percentual de indígenas vivendo dentro de terras indígenas

Segundo o levantamento do Censo, 75,98% da população indígena residente no estado estão dentro de terras delimitadas. Veja a lista com as 10 cidades tocantinenses que abrigam a maior quantidade dos povos.

Ascom/ Governo do Tocantins

 

O Tocantins é o segundo estado do Brasil com o maior percentual de indígenas vivendo dentro de terras indígenas. Segundo o levantamento feito pelo Censo 2022, a percentagem é de 75,98%. O estado fica atrás apenas do Mato Grosso, com 77,39%.

O censo é uma pesquisa realizada pelo IBGE para fazer uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira. Ela permite traçar um perfil socioeconômico do país, já que conta os habitantes do território nacional, identifica suas características e revela como vivem os brasileiros.

Conforme a pesquisa, há 20.023 indígenas vivendo no Tocantins. O censo não traz detalhes sobre a origem dos povos. Mas, segundo informações do governo, a população está distribuída em nove etnias: Karajá, Xambioá, Javaé (que forma o povo Iny) e ainda os Xerente, Apinajè, Krahô, Krahô-Kanela, Avá-Canoeiro (Cara Preta) e Pankararu. A preservação da língua e das tradições culturais varia conforme cada povo e histórico de sobrevivência.

Tocantínia é o município tocantinense com a maior quantidade de indígenas, seguido por Goiatins e Tocantinópolis. Abaixo, você confere as 10 cidades com maior população dos povos. Veja:

  1. Tocantínia – 4.086
  2. Goiatins – 2.650
  3. Tocantinópolis – 2.352
  4. Lagoa da Confusão – 2.340
  5. Formoso do Araguaia – 1.633
  6. Itacajá – 1.195
  7. Pium – 983
  8. Gurupi – 802
  9. Palmas – 645
  10. Maurilândia do Tocantins – 483

No estado há várias referências sobre os povos. O próprio nome Tocantins tem origem no tupi e significa ‘bico de tucano’. A praça localizada no centro da capital, Palmas, possui um piso com painéis que fazem referência às etnias.

Pela primeira vez, o Tocantins criou uma secretaria voltada à proteção e preservação dos povos originários tradicionais. Narubia Silva Werreria Karajá fez história ao ser a primeira indígena a assumir uma secretaria. O objetivo, dentre outros, é desenvolver projetos que visem à implementação da política estadual de proteção aos povos originários e tradicionais em todas as áreas.

 

Indígenas no Brasil

O Censo 2022 apontou que há 1.693.535 indígenas vivendo no Brasil, o que corresponde a 0,83% da população brasileira. Em todo o país, há 4.832 municípios com população indígena.

A região norte está no topo do ranking com a maior quantidade de povos indígenas, com 753.357.

 

Quilombolas

Pela primeira vez, a equipe do Censo percorreu os quatro cantos do país para fazer o levantamento da população quilombola.

Em todo o Brasil, há 1.327.802 quilombolas, o equivalente a 0,65% de toda a população residente no país. No Tocantins, foram contabilizados 12.881.

 

Mateiros, que fica ao leste do Tocantins, está entre as 10 cidades do Brasil com maior proporção de pessoas quilombolas. A cidade localizada na região do Jalapão possui 2.748 habitantes, sendo que 1.190 pertencem a esse grupo étnico, o que corresponde a 43,3%.

Proporcionalmente a cidade de Acântara (MA) possui a maior população quilombola do país. Do total de 18.466 habitantes, 15.616 são quilombolas, um total de 84,6%. Na lista apresentada pelo IBGE, seis das cidades ficam no Maranhão, uma em Minas Gerais, uma em Goiás, uma Bahia e a outra no Tocantins.

Bastidores do Tocantins

Bastidores do Tocantins é um Blog de seres, fazeres e dizeres do estado de Tocantins.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo