SES-TO capacita municípios para o uso dos sistemas de informação em saúde
Durante o treinamento, os gestores estão tendo acesso às atualizações dos processos
Karoliny Santiago/Governo do Tocantins
Com o objetivo de propiciar uma maior compreensão dos conceitos fundamentais para o uso diário dos Sistemas de Informações em Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) está realizando entre os dias 13 a 17 de maio, um treinamento com 22 municípios da Região Macro Sul do Tocantins.
Segundo a gerente de Informação de Vigilância em Saúde da SES-TO, Clorizete Viana, “o treinamento tem o objetivo de capacitar os novos interlocutores municipais para operacionalizar os referidos sistemas, em completude, consistência, qualidade e integridade dos dados, fazendo com que as informações sejam mais fidedignas, favorecendo as ações de saúde pública”.
A digitadora da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) de Aparecida do Rio Negro, Marilene Nunes, comentou que “treinamento básico dos sistemas: SIM, SINASC e SINAN, ofertados para os interlocutores novatos trouxe um conhecimento enriquecido, onde percebemos a importância de cada sistema, como funciona e que a operação deve estar sempre em dia para o bem do nosso município e Estado. Entrei no treinamento uma digitadora e estou saindo uma interlocutora, sabendo que tenho muito trabalho pela frente”.
SINAN
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) é um sistema cujo objetivo é coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica brasileiro. O sistema a serve de apoio à avaliação das doenças de notificação compulsória, previstas em lei e que devem ser informadas obrigatoriamente às autoridades do país quando identificadas.
SIM
O Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde em 1975 e é produto da unificação de mais de quarenta modelos de Declaração de Óbito utilizados ao longo dos anos, para coletar dados sobre mortalidade no país.
SINASC
O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) foi implantado oficialmente a partir de 1990, com o objetivo de coletar dados sobre os nascimentos ocorridos em todo o território nacional e fornecer informações sobre natalidade para todos os níveis do Sistema de Saúde.