Robert Francis Prevost é eleito novo papa e escolhe o nome Leão XIV
Primeiro pontífice norte-americano da história, Prevost sucede Francisco e defende uma Igreja próxima dos que sofrem.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
O Vaticano anunciou nesta quinta-feira, 8, a eleição do novo papa da Igreja Católica: o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos. Ele escolheu o nome Leão XIV, tornando-se o primeiro papa dos Estados Unidos e o sucessor de Francisco, que faleceu no último dia 21 de abril.
A escolha foi anunciada após a tradicional fumaça branca ser expelida da Capela Sistina, sinalizando que os 133 cardeais reunidos em conclave haviam alcançado consenso. Pouco depois, Prevost apareceu na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e fez seu primeiro discurso como pontífice.

“A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês”, declarou, diante de uma multidão de cerca de 45 mil pessoas na Praça São Pedro.
De perfil progressista, Prevost é considerado próximo de Francisco, que o nomeou cardeal em 2023. Em sua fala, agradeceu ao antecessor e defendeu uma Igreja “sinodal, próxima e acolhedora, especialmente dos que sofrem”. Também quebrou protocolos ao incluir uma mensagem em espanhol, reconhecendo seu trabalho anterior no Peru, onde iniciou sua missão pastoral.
Natural de Chicago (EUA), Prevost é descrito como discreto, conciliador e alinhado com a agenda reformista do papa Francisco. Sua eleição mantém a expectativa de continuidade nas reformas e no fortalecimento do diálogo com os fiéis, especialmente diante dos desafios enfrentados pela Igreja, como a perda gradual de seguidores.
Com a escolha de Prevost, o período de Sé Vacante se encerra e inicia-se um novo capítulo na liderança da Igreja Católica, que soma mais de 1,3 bilhão de fiéis no mundo.



