Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
A Prefeitura de Palmas divulgou, nesta segunda-feira (11), no Diário Oficial do Município, a lista dos 50 pratos selecionados para participar do 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), que será realizado de 4 a 7 de setembro no distrito de Taquaruçu. A organização é da Agência Municipal de Turismo (Agtur).
As receitas aprovadas estão distribuídas entre as categorias do Circuito Gastronômico — comidinhas salgadas, pratos salgados, pratos doces, food truck, alimentação funcional e drinks regionais — e da Rota Gastronômica, voltada exclusivamente para estabelecimentos de Taquaruçu e região.
No total, 141 pratos participaram da fase de degustação, realizada entre 4 e 8 de agosto, sendo avaliados por jurados técnicos com base em critérios como gramatura, sabor, aroma, criatividade, temperatura, cor, textura, uso de ingredientes regionais e apresentação. Os pratos desclassificados não atingiram a nota mínima de 70 pontos ou não compareceram à degustação.
“A cada edição, o festival se supera em qualidade e criatividade. Este ano, a diversidade e o uso de ingredientes regionais mostram a força da nossa gastronomia e o talento dos participantes”, destacou a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira.
Recursos e próximos passos
Os interessados em interpor recurso contra o resultado preliminar poderão encaminhar solicitação entre 13 e 15 de agosto para o e-mail: festivalgastronomico.fgt@gmail.com. O resultado da análise será divulgado em 20 de agosto.
Na sequência, os selecionados participarão de cursos obrigatórios: higiene pessoal e manipulação de alimentos (21/08) e empreendedorismo (22/08). A lista final será publicada no dia 25 de agosto.
O FGT 2025 distribuirá R$ 150 mil em premiações, contemplando os três primeiros colocados de cada categoria. Já a Rota Gastronômica será realizada de 28 de agosto a 2 de setembro.
Reconhecido como um dos principais eventos turísticos e culturais de Palmas, o Festival Gastronômico de Taquaruçu celebra a criatividade culinária e valoriza ingredientes típicos do Cerrado, unindo tradição, turismo e gastronomia.



