Cultura

Programa de Artesanato Brasileiro promove inclusão de idosos com o evento ‘Café com Arte’ em Palmas

Iniciativa no Parque Municipal da Pessoa Idosa reforça a valorização do artesanato e anuncia cursos para 2025.

Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins 

Na manhã desta terça-feira, 26, o Parque Municipal da Pessoa Idosa recebeu o evento ‘Café com Arte’, promovido pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). A ação reuniu frequentadores do parque, artesãs locais e representantes do PAB, com o objetivo de fortalecer o artesanato e oferecer novas oportunidades de aprendizado e geração de renda para as pessoas idosas.

Renildo Rodrigues, chefe da unidade do Parque, destacou a parceria. “A intenção do PAB é trazer, a partir de 2025, cursos e capacitações para confecção de produtos artesanais, fortalecendo o artesanato local e dando às pessoas idosas novas atividades e aprendizados aqui mesmo no Parque. Estamos muito felizes com esta parceria.”

Entre as artesãs presentes, Elenícia Dias da Silva apresentou sua produção em fibra de bananeira, que inclui cestas, bandejas e objetos decorativos. “Os encontros como esse nos trazem novos parceiros, clientes e energia para seguir na profissão de artesã”, afirmou. Já a artesã Maria Moura, conhecida por suas peças de crochê, celebrou o reconhecimento recebido: “As peças que fazemos são únicas e carregadas de simbolismo e de carinho. São feitas com amor.”

Ana Paula Lage, secretária de Políticas Sociais e Igualdade Racial de Palmas, ressaltou o impacto positivo da atividade artesanal para o público idoso. “Com grande carinho recebemos o PAB aqui hoje, pois sabemos da seriedade deste programa e do quanto o artesanato pode transformar vidas. Contem com a Sempsir como parceira no desenvolvimento desse magnífico trabalho.”

A agente de desenvolvimento do PAB, Rafaela Campos Mendes, explicou o propósito do evento. “O ‘Café com Arte’ conscientiza a comunidade sobre a importância de políticas públicas para o fortalecimento do artesanato, além de apresentar ferramentas como acesso a crédito, assistência técnica e formas de comercialização. Também estamos cadastrando artesãos no Programa de Artesanato Brasileiro para ampliar os benefícios disponíveis.”

Sobre o Programa de Artesanato Brasileiro

Criado em 1991, o PAB tem como objetivo valorizar o artesão brasileiro, promovendo sua inclusão social e econômica. A iniciativa fomenta o desenvolvimento técnico e cultural do setor artesanal, além de fortalecer sua representatividade e defesa de direitos. Eventos como o ‘Café com Arte’ reafirmam o compromisso do programa em integrar comunidades e ampliar oportunidades para a categoria.

Bastidores do Tocantins

Bastidores do Tocantins é um Blog de seres, fazeres e dizeres do estado de Tocantins.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo