Cidade

Prefeitura de Palmas aplica multa de R$ 195 mil à BRK por descontinuidade no fornecimento de água

Moradores da região norte da capital relataram mais de 20 dias sem abastecimento regular; empresa afirma que ainda não foi notificada.

Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins

A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ARP), multou a concessionária BRK Ambiental no valor de R$ 195.888,00 por descontinuidade no fornecimento de água em diversos bairros da região norte da capital. A empresa tem prazo de 15 dias, a partir do recebimento do auto de infração, para apresentar defesa.

A penalidade foi motivada por reclamações de moradores dos bairros Sonho Meu, Cardeal, Aconchego, São Francisco, Mariana, Jaú 4ª Etapa, Mirante e Village Park, que relataram mais de 20 dias sem abastecimento regular de água potável.

Classificação da infração foi gravíssima

Segundo o presidente da ARP, Marcelo Walace, a falta de água gerou manifestações populares e bloqueios de vias na capital. “A situação foi classificada como de dimensão crítica, totalmente incompatível com a natureza essencial e contínua do serviço de abastecimento de água”, afirmou.

A infração foi enquadrada como gravíssima, por violar a obrigação contratual da concessionária de manter a prestação contínua e sem interrupções injustificadas do serviço público.

O que diz a BRK Ambiental

Em nota, a BRK Ambiental declarou que ainda não foi oficialmente notificada da multa. A empresa explicou que, no último sábado (20), foi identificado um vazamento na Avenida NS-15, na quadra ARNE 74, o que afetou o sistema de abastecimento na região. Os reparos, segundo a concessionária, foram realizados no mesmo dia.

No entanto, a recuperação completa do sistema teria sido prejudicada por uma área de ocupação irregular na parte mais baixa do setor, o que dificultou o retorno da água às residências situadas em áreas mais altas. Técnicos continuam avaliando a região para evitar novas instabilidades.

A BRK reforçou seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados e colocou-se à disposição da população por meio do telefone 0800 644 0195. A ARP segue acompanhando o caso e poderá tomar novas medidas, caso o problema persista.

Bastidores do Tocantins

Bastidores do Tocantins é um Blog de seres, fazeres e dizeres do estado de Tocantins.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo