Prefeitura de Gurupi conclui quinta fase do Projeto Vem Ver Gurupi com mais de 900 atendimentos oftalmológicos
Iniciativa oferece consultas e cirurgias gratuitas de catarata e pterígio, beneficiando mais de 7 mil pessoas e promovendo saúde ocular na cidade.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
Nesta segunda-feira, 11, a Prefeitura de Gurupi encerrou a quinta fase do Projeto Vem Ver Gurupi, que tem oferecido atendimentos e cirurgias oftalmológicas gratuitas para a população. Desde a primeira etapa, iniciada em maio deste ano, o projeto já realizou mais de 2.800 cirurgias de pterígio e catarata, além de quase 5.000 consultas, somando mais de 7.000 atendimentos ao todo. A iniciativa tem sido essencial para atender pacientes em fila de espera por cirurgias oftalmológicas, promovendo saúde ocular e qualidade de vida.
Nesta fase, foram realizadas aproximadamente 420 cirurgias e mais de 900 consultas oftalmológicas. Entre os beneficiados, a aposentada Izabel Bonfim comemorou os resultados: “Acabei de fazer a cirurgia e já estou enxergando bem melhor do que quando cheguei”. Outra paciente, Ilda de Oliveira, que já havia feito a cirurgia de pterígio em uma etapa anterior, agora passou pelo procedimento de catarata. “Foi um alívio me livrar da ‘carne’ no olho, que incomodava tanto. Agora, com a cirurgia de catarata, sei que minha visão vai ficar ainda melhor. Sou muito grata pelo projeto e pelos profissionais que nos atendem”, afirmou.
Para Isaura Mota Pereira, também aposentada, o projeto representa uma oportunidade única para quem não tem como arcar com os custos de uma cirurgia. “Este projeto é uma bênção para quem não tem condições de pagar por um procedimento desses. Sei que é caro, e agradeço à Prefeita e a todos os envolvidos por esse atendimento, especialmente ao médico tão humano e atencioso que nos atendeu”, destacou.
O diretor de especialidades, Ricardo Silva de Jesus, celebrou os resultados desta etapa. “O sentimento é de gratidão por podermos transformar a visão das pessoas. Agradecemos a cada profissional que tem se dedicado ao máximo. Em dezembro, realizaremos a última etapa deste ano e já temos recursos garantidos para a continuidade do projeto em 2025, ampliando o atendimento para ainda mais pessoas”, comentou.
Aniele Soares, diretora da Central de Regulação, reforçou o impacto do projeto. Segundo ela, atualmente não há mais demanda reprimida para cirurgias de pterígio e catarata em Gurupi. “É gratificante ver a felicidade dos pacientes e saber que contribuímos para a melhoria da qualidade de vida deles. Em 2024, Gurupi se destacou como a cidade que mais realizou cirurgias e consultas oftalmológicas no Tocantins, conforme o Instituto Idesp. Nossa demanda foi atendida e resolvida com eficiência, graças ao esforço da equipe e ao apoio da gestão municipal”, completou.
Fonte:Josy Rodrigues Donato/Saúde Gurupi