Os peixes mais comuns nos rios e lagos do Tocantins durante a temporada de praia
Explorando a diversidade aquática do Tocantins na estação mais movimentada do ano.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
Durante a temporada de praia, diversos animais são avistados com mais frequência nas águas dos rios e lagos do Tocantins. Entre os mais conhecidos e muitas vezes temidos estão as arraias e as piranhas. Esses animais tendem a aparecer mais frequentemente nas áreas delimitadas devido aos alimentos jogados nas águas pelos banhistas.
Em entrevista ao Bastidores do Tocantins, o biólogo Fernando Mayer Pelicice, especialista em peixes de água doce, explicou mais sobre esses animais encontrados nos lagos e rios do Tocantins e os cuidados necessários para evitar acidentes.
Arraias: Peixes Cartilaginosos Tímidos
As arraias são peixes cartilaginosos, parentes dos tubarões, que podem atingir até 70 centímetros de diâmetro, aproximadamente 30 kg e viver por mais de 10 anos. Segundo o biólogo, na bacia do Tocantins há registro de sete espécies dos gêneros Paratrygon e Potamotrygon. Embora temidas por seus ferrões, elas são consideradas carnívoras tímidas.
“As arraias são peixes carnívoros que se alimentam principalmente de invertebrados e pequenos peixes capturados no fundo dos rios. Elas podem ser atraídas por restos de alimentos jogados na água, mas não acredito que comam qualquer coisa. São carnívoros e tímidos, fugindo na presença de pessoas. Apesar de serem perigosas para humanos, as pessoas tendem a ter uma visão negativa delas”, explicou Fernando.
A prática de retirar o ferrão das arraias é comum entre pescadores e ribeirinhos, mas é contraindicada, pois causa dor ao peixe. “Pela Amazônia, é comum encontrar ribeirinhos e pescadores que matam ou cortam a cauda das arraias. Elas podem ferroar mesmo sem ter danos no ferrão. Caso ele quebre, elas sobrevivem. Já vi muitas arraias sem cauda, provavelmente cortada por ribeirinhos ou pescadores. Isso não deve ser feito, pois machuca os animais e os deixa sem sua proteção natural”, comentou o biólogo.
Fernando também explicou que desde a construção do reservatório da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães de Lajeado, as arraias proliferaram na região, principalmente nas áreas de praia, onde há águas mais rasas, propícias para alimentação e reprodução.
Piranhas: As Carnívoras Oportunistas
Quando piranhas são encontradas nas áreas delimitadas, pode ser um indicativo de comida na água. Para evitar ataques, é ideal não jogar restos de alimentos ou comer próximo da água. “As piranhas são atraídas por comida. Jogar restos, lixo ou ceva de pesca atrai esses peixes, principalmente em áreas rasas. Isso deve ser evitado perto de áreas de banho. Também é importante evitar nadar em áreas com vegetação aquática, pois elas utilizam esses locais para alimentação e reprodução”, explicou.
Curiosidade sobre as Arraias
Você sabia? As arraias são animais vivíparos, com fecundação interna. Seus filhotes são incubados dentro da fêmea e já nascem formados. Outros exemplos de animais vivíparos incluem baleias, cachorros e elefantes.