Nova frota zero-quilômetro do transporte coletivo de Palmas começa a operar dia 7 de maio com tarifa gratuita até o dia 11
Com 154 ônibus e 10 vans acessíveis, cidade se torna a primeira capital do país com 100% da frota renovada; veículos terão Wi-Fi, ar-condicionado e tomadas para celulares.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
A partir da próxima quarta-feira, 7 de maio, começa a circular em Palmas a nova frota zero-quilômetro do transporte coletivo urbano, composta por 140 ônibus regulares, 14 veículos reservas e 10 vans acessíveis. O lançamento marca um feito inédito: Palmas será a primeira capital brasileira com 100% da frota renovada, oferecendo mais conforto, pontualidade e inclusão aos usuários.
Durante o período de 1º a 11 de maio, o transporte coletivo na capital terá tarifa gratuita, conforme determinação do prefeito Eduardo Siqueira Campos, para facilitar a adaptação dos usuários e a recarga dos novos cartões. A cobrança será retomada no dia 12 de maio, com o novo valor de R$ 4,85.
A operação será conduzida pela empresa Sancetur Santa Cecília Turismo Ltda, contratada emergencialmente pela Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP). Todos os veículos são equipados com ar-condicionado, Wi-Fi, tomadas para carregar smartphones, georreferenciamento e câmeras de segurança, além de acessibilidade total.
“Palmas se orgulha de ser a única Capital com uma frota 100% zero quilômetro. São veículos modernos, com partidas a cada 20 minutos, que garantem mais dignidade à população. As vans vão atender pessoas com dificuldade de locomoção diretamente em suas casas, principalmente para tratamentos como fisioterapia. É tecnologia e inclusão no transporte público”, afirmou o prefeito Eduardo Siqueira Campos.
Deslocamento e economia para o município
O deslocamento da nova frota segue normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que limita a chegada diária a 16 veículos. Até esta quarta-feira (30), cerca de 70 ônibus e várias vans já haviam chegado. Todos passarão por vistoria e identificação antes do início das operações.
A substituição da frota representa um aumento de 50% na quantidade de veículos, além de uma economia estimada em R$ 19 milhões por ano para os cofres públicos, com o fim do pagamento por locação, manutenção, combustível, garagem e pessoal.
Contrato emergencial e próxima licitação
A contratação emergencial, publicada no Diário Oficial em 16 de abril, visa garantir a continuidade e melhoria dos serviços até a finalização do processo de licitação definitiva, que já foi elaborado pela ATCP e aguarda autorização do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
“Diante da situação precária da frota anterior e da urgência na melhoria do serviço, a contratação emergencial foi uma medida legal e proporcional. A licitação permanente está pronta e será conduzida com transparência e eficiência”, explicou Walace Pimentel, presidente da ATCP.



