Mais de 109 mil raios caem em um só dia no Tocantins e ligam alerta para cuidados durante chuvas
Número recorde foi registrado no último fim de semana. último registro de tantas descargas elétricas aconteceu em outubro de 2021, quando 85.513 foram identificados no estado, segundo a Energisa.
Por g1 Tocantins
No mês de novembro o Tocantins tem intercalado dias de altas temperaturas, causadas pela onda de calor, com fortes temporais que causam contratempos à população. No último fim de semana, a chuva refrescou o tempo e registrou um número recorde: 109.357 raios caíram no estado em apenas 24 horas.
O dado foi divulgado pela Energisa, distribuidora responsável pela energia elétrica do estado e aconteceu no domingo (19). Segundo a empresa, que recebe informações do Grupo Storm, empresa de monitoramento climático, o último registro de tantas descargas elétricas atingindo solo tocantinense em apenas um dia foi em outubro de 2021, quando 85.513 foram identificados.
No domingo, uma forte chuva de granizo atingiu a plantação de produtores na zona rural de Porto Nacional. Em Palmas, a água da chuvaescorreu por lâmpadas e alagou uma enfermaria da UPA Sul.
De acordo com a Energisa, em Palmas, os ventos chegaram a 65 km/h e na região do Jalapão a intensidade foi de 81 km/h.
Diante dos riscos que podem causar as descargas elétricas durante os temporais, a distribuidora alerta a população e dá as seguintes dicas de segurança:
- Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;
- Nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais;
- Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;
- Sempre que puder, aterre a rede elétrica da residência ou comércio;
- Não utilize chuveiro elétrico (secador, chapinha etc);
- Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;
- Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;
- Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres;
- Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;
- E não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados.
Para evitar problemas com a rede elétrica, ações preventivas são executadas antes do início do período chuvoso, com a manutenção de mais de 22 mil estruturas e obras de melhorias, conforme a Energisa. Além disso, todo o sistema elétrico do estado é monitorado por meio do Centro de Operação Integrado.
A distribuidora informa que qualquer problema com rede elétrica, a orientação é acionar a Energisa por meio do 0800 721 3330 ou pelos canais de atendimento digital.