Jovem morre após tiroteio durante final da Copa do Craque em Gurupi
Crime ocorreu durante evento esportivo no setor Nova Fronteira e deixou outras quatro pessoas feridas; um homem foi preso e um adolescente apreendido
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
Um jovem de 22 anos morreu após ser atingido por disparos de arma de fogo durante um tiroteio registrado na tarde deste domingo (1º), em Gurupi, no sul do Tocantins. A vítima foi identificada como Allyson Pinheiro de Sousa, que assistia à final da 39ª edição da Copa do Craque – Taça Oswaldo Stival, realizada no setor Nova Fronteira.
O evento esportivo reunia grande público e contou com a presença de autoridades políticas, entre elas o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), a prefeita Josi Nunes (União) e outras lideranças locais.
De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP), um homem de 25 anos chegou ao local armado e tentou atirar contra um adolescente de 15 anos, mas a arma falhou. Na sequência, o adolescente sacou outro revólver e efetuou diversos disparos na direção do homem, que não foi atingido.
Durante a ação, Allyson foi baleado na região do peito. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Além dele, outras quatro pessoas — dois homens e duas mulheres — ficaram feridas. Um dos homens baleados foi transferido para o Hospital Geral de Palmas, devido à gravidade do quadro clínico.
A Polícia Militar prendeu o homem de 25 anos, que foi encaminhado à 12ª Central de Atendimento da Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, homicídio consumado e quatro tentativas de homicídio. Durante buscas em sua residência, foram encontradas porções de maconha e cocaína. O suspeito foi levado para a Unidade Penal Regional de Gurupi, onde permanece à disposição da Justiça.
O adolescente de 15 anos também foi conduzido à Central, ouvido pelas autoridades e vai responder por ato infracional análogo a homicídio consumado, quatro tentativas de homicídio e porte ilegal de arma de fogo. Com ele, a polícia apreendeu um revólver calibre 38.
A SSP informou que aguarda decisão judicial para definir se o adolescente será internado em uma instituição socioeducativa. O caso será investigado pela 3ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa de Gurupi.



