Janad Valcari denuncia uso de Inteligência Artificial para criar áudios falsos e aciona equipe jurídica
Candidata à prefeitura de Palmas afirma que áudios foram manipulados para prejudicá-la, exigindo que responsáveis sejam punidos; campanha destaca que material viola regras da Justiça Eleitoral.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
A candidata à prefeita de Palmas, Janad Valcari (PL), acionou nesta quarta-feira, 18, sua equipe jurídica para tomar medidas legais contra áudios que estão circulando em grupos de mensagens, os quais, segundo sua campanha, foram manipulados com o uso de Inteligência Artificial (IA) para imitar sua voz. A denúncia aponta que os áudios, que simulam ameaças contra adversários políticos, têm o claro objetivo de prejudicar sua imagem na corrida eleitoral.
Janad pediu que as autoridades exijam que os responsáveis por espalhar os áudios comprovem sua autenticidade. Em um dos áudios, falsamente atribuídos à candidata, ela supostamente ameaça o também candidato Júnior Geo e a atual prefeita de Palmas, Cintia Ribeiro. “Nesta campanha, ninguém me viu ofendendo adversários. Tenho feito uma campanha limpa e alegre. Sou crítica da gestão, mas não a ponto de ameaçar”, esclareceu a candidata, reforçando seu compromisso com uma disputa eleitoral respeitosa.
A equipe jurídica de Janad também enfatizou que a Justiça Eleitoral foi clara ao proibir o uso de deep fakes, tecnologia que utiliza IA para manipular vozes e imagens, visando enganar o público. O coordenador jurídico da campanha, Leandro Manzano, garantiu que todas as medidas serão adotadas para que os responsáveis pela criação e disseminação dos áudios falsos sejam devidamente punidos. “O uso da Inteligência Artificial para prejudicar adversários é uma grave ameaça à democracia e deve ser combatido com rigor”, afirmou Manzano.