Plantão Policial

Imagem de economista é usada em golpe de falso falecimento no Tocantins

Gréthia Cantuária teve sua foto vinculada a uma nota de pesar falsa; estelionatários pediam dinheiro para custear velório, enquanto ela sofria ameaças ao tentar desmentir o golpe

Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins

A economista Gréthia Cantuária foi alvo de um golpe cruel e elaborado no Tocantins: sua imagem foi utilizada indevidamente em uma falsa nota de falecimento, que circulou em grupos de mensagens pedindo doações financeiras para despesas de velório e enterro. A fraude, no entanto, fazia parte de uma ação criminosa, já que Gréthia está viva e nada tinha relação com o conteúdo divulgado.

Ao tomar conhecimento da farsa, a vítima gravou um áudio alertando sobre o golpe e solicitando que as pessoas parassem de transferir dinheiro; porém, a reação foi inesperada e violenta. “Mandaram áudios me xingando, dizendo que eu queria aparecer em cima do nome da pessoa que teria morrido. Fui ameaçada até por videochamada”, relatou a economista, que teve seu nome substituído por um fictício — “Carla Dias” — no conteúdo fraudulento.

Segundo ela, as ameaças foram tão intensas que chegou a temer por sua vida: “Se aquelas pessoas estivessem na rua comigo naquele momento, eu teria sido linchada; eu realmente teria morrido”, desabafou. Prints das mensagens com ameaças foram anexados ao boletim de ocorrência registrado pela vítima na mesma data.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, casos como o de Gréthia têm se tornado cada vez mais frequentes. Entre janeiro e 22 de abril deste ano, o Tocantins registrou 1.664 casos de estelionato virtual; um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2024. A capital, Palmas, lidera o ranking estadual, com 701 ocorrências.

A Polícia Civil segue investigando o caso, enquanto alerta a população para verificar a veracidade das mensagens antes de realizar qualquer tipo de transferência financeira.

 

Bastidores do Tocantins

Bastidores do Tocantins é um Blog de seres, fazeres e dizeres do estado de Tocantins.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo