Idoso é dado como morto pelo INSS e está há quatro meses sem aposentadoria
João Alves da Silva enfrenta dificuldades para provar que está vivo e tem contas acumuladas devido ao erro no sistema do órgão.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
João Alves da Silva, de 71 anos, morador de Palmas, está há quatro meses sem receber sua aposentadoria após ser dado como morto pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desde maio, o idoso luta para comprovar que está vivo, mas, mesmo apresentando toda a documentação exigida, ainda não conseguiu restabelecer seu benefício, que é sua única fonte de renda.
O problema teve início quando o valor da aposentadoria, que João recebia há 16 anos, deixou de ser depositado em sua conta. Ao procurar uma agência do INSS, foi informado de que, no sistema, constava que ele havia falecido. O aposentado segue desde então sem o benefício, enfrentando dificuldades financeiras. “Minhas contas estão todas atrasadas, estou pedindo dinheiro emprestado e já fui notificado que meu nome está no SPC”, desabafou.
Além disso, o idoso relatou que houve um erro no seu cadastro, em que seu nome foi alterado para “José Lopes da Silva”. Segundo João, ele seguiu todas as orientações do órgão, como recadastramento e entrega de documentos, mas o problema persiste. “Eles dizem que o processo está em análise, mas toda vez que vou lá, falam a mesma coisa, e nada acontece”, lamentou.
O site Bastidores do Tocantins entrou em contato com o INSS para obter um posicionamento sobre o caso de João Alves e aguarda resposta oficial do órgão.