Saúde

Gurupi amplia cuidado com servidores da saúde com atendimento psiquiátrico exclusivo

Na nova fase do Projeto Cuidar – Humanizando Relações, profissionais da rede municipal passam a contar com acompanhamento psiquiátrico e psicológico gratuito

Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins 

Promover o bem-estar emocional de quem cuida da saúde da população é mais do que um compromisso em Gurupi, é uma ação concreta que ganha novos passos. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta semana mais uma etapa do Projeto Cuidar, Humanizando Relações: o atendimento psiquiátrico exclusivo para os servidores da saúde da rede municipal.

Lançado em janeiro de 2025, o Projeto Cuidar foi idealizado com o propósito de oferecer suporte emocional e promover o desenvolvimento humano dos profissionais da saúde. A primeira fase da iniciativa, executada pelo Instituto Recriar Vidas, foi composta por cinco etapas que incluíram palestras, treinamentos com especialistas e momentos de relaxamento, como sessões de massagem. O ciclo inicial foi encerrado com atividades voltadas à liderança humanizada, destinadas a gestores e gerentes das unidades de saúde do município.

Agora, em uma nova fase, os servidores que desejarem poderão ser atendidos por psiquiatra e psicólogo no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Gurupi. A auxiliar de Saúde Bucal Radmilla Shayanne foi uma das primeiras participantes e ressaltou a importância do projeto.
“É muito especial receber esse tipo de cuidado. Estou passando por um momento de luto e esse atendimento veio no tempo certo. O médico foi muito acolhedor e humano, foi maravilhoso”, relatou emocionada.

Os atendimentos psiquiátricos são conduzidos pelo médico Salomão Barbosa de Castro, que enfatiza a necessidade de um olhar mais sensível para os impactos emocionais vivenciados por esses profissionais.
“O adoecimento mental entre trabalhadores da saúde está fortemente relacionado à sobrecarga e à exposição constante ao sofrimento. Nosso objetivo é oferecer um atendimento que ajude na ressignificação dessas experiências e contribua para a reconstrução emocional de cada servidor. Além das consultas presenciais, disponibilizamos acompanhamento diário via WhatsApp”, detalhou o psiquiatra.

A secretária municipal de Saúde, Luana Nunes, destaca que a ampliação do projeto reforça o compromisso da gestão com a saúde mental da categoria.
“Queremos que nossos profissionais tenham um espaço seguro para se expressar, serem ouvidos e acolhidos. São eles que enfrentam os desafios diários de cuidar da nossa população”, afirmou.

Para a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, a iniciativa é mais do que um gesto de valorização: é uma política estratégica de fortalecimento da saúde pública.
“Servidores emocionalmente assistidos estão mais preparados para prestar um atendimento humano e eficiente. Cuidar da saúde deles é cuidar, indiretamente, de toda a cidade”, concluiu.

Bastidores do Tocantins

Bastidores do Tocantins é um Blog de seres, fazeres e dizeres do estado de Tocantins.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo