Governo do Tocantins encerra mais uma participação de sucesso em evento nacional de turismo
Estado, por meio da Setur, promoveu destinos diversos no Salão Nacional do Turismo
Ascom/ Governo do Tocantins
Ao longo de três dias, Brasília foi a casa do Turismo brasileiro, reunindo em um só local, a Arena BRB Mané Garrincha, os principais atrativos e produtos potenciais, atrações culturais, gastronomia e muito mais. O Governo do Tocantins marcou presença com delegação formada por técnicos da Secretaria do Turismo do Estado, gestores municipais, artistas, indígenas, artesãos, representantes de manifestações populares e da culinária tradicional.
“Mais uma vez, o Tocantins fez história, ao deixar sua marca no Salão Nacional do Turismo com muita competência e diversidade de ofertas turísticas”, comemora o secretário Hercy Filho, que participou do primeiro dia do evento, quando acompanhou a abertura oficial, visitou os estandes do Estado na Feira e participou da reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur), quando foi eleito vice-presidente da Região Norte.
“O que estamos conquistando é resultado de um esforço contínuo, que envolve total apoio do governador Wanderlei Barbosa, prefeituras municipais e entidades parceiras”, enfatiza Hercy Filho, lembrando que o Tocantins estará presente na ABAV Expo 2024, em Brasília.
O secretário de Turismo do Distrito Federal, Christianno Araújo, pontua os esforços em torno do Salão do Turismo, realizado pelo Ministério do Turismo, com vários apoiadores, e prometeu mais um grande evento em 2024, juntamente com a Associação Brasileira de Agências de Viagem.
Oportunidade
Além das exposições e apresentações culturais , o Salão foi palco de discussões sobre profissionalização e descentralização. Durante toda a manhã deste domingo ocorreu seminário do Programa de Regionalização do Turismo, o PRT+Turismo , que foi acompanhado por interlocurores regionais e municipais tocantinenses.
O Salão também trouxe lições para eventos estaduais, segundo a gerente de Desenvolvimento de Exportação da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, Geanny Pinheiro. “Participar do Salão Nacional do Turismo foi uma experiência muito positiva, para compreender melhor as manifestações culturas, roteiros a nível nacional de todos os estados. Ao ver outras experiências, podemos levar boas práticas para reproduzir no Tocantins”, pontuou, lembrando que seu foco principal são as exposições de artesanato e dos produtos já transformados. “Vai ser muito útil para utilizarmos nas feiras do Tocantins”, afirma.
Experiência digital
Apresentar um destino com o apoio da tecnologia digital já é realidade nas feiras de turismo e o Tocantins também abraçou esta tendência, tanto na divulgação das vivências no Jalapão quanto no processo de aplicação de pesquisa junto aos visitantes do Salão Nacional do Turismo.
Os visitantes que aproveitaram esse rápido passeio em vídeo 3D produzido pelo Sebrae Tocantins se surpreenderam com as cachoeiras da Velha e do Formiga, o Cânion Sussuapara, o morro da Catedral, as dunas e os Fervedouros, com direito a um mergulho virtual pelas águas translúcidas do Jalapão.
Avaliação
Fernanda Tainã Castro, superintendente de Turismo do Estado ressalta a receptividade ao Tocantins. “Nos dá uma sensação de dever cumprido. O secretário Hercy se preocupou em apresentar nossos atrativos da melhor maneira, visando a proximidade de Brasília. Esse é o nosso público, nós estamos investindo e estamos felizes com o resultado”, comemora.
Jocélia Costa, secretária Executiva da Setur acrescenta que participar de eventos como esse tem sido um diferencial para o turismo do Tocantins. “A retomada do Salão Nacional do Turismo é vista com muitos bons olhos, e com o apoio do nosso Governador, estaremos de volta na próxima edição. Tenho certeza que para o próximo ano o Salão vai se firmar como um dos grandes eventos do turismo nacional”, conclui.