Palmas Anuncia Criação de Quatro Subprefeituras para Regiões da Cidade
Estruturas terão foco em zeladoria urbana, com serviços de manutenção, limpeza e segurança.

Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
A Prefeitura de Palmas oficializou a criação de quatro subprefeituras, que irão atuar em regiões estratégicas da capital, com foco em manutenção, limpeza e segurança dos bairros. As novas unidades fazem parte da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana e terão como principal objetivo atender demandas locais com maior eficiência.
As subprefeituras serão instaladas nas seguintes regiões:
•Região Aureny e Taquaralto;
•Região Taquari;
•Região Taquaruçu e Buritirana;
•Plano Diretor Norte.
Cada unidade contará com um subprefeito e uma equipe composta por diretoria de zeladoria e manutenção, gerência de parques e jardins e gerência de serviços públicos. Contudo, a Prefeitura ainda não divulgou os nomes dos gestores que estarão à frente de cada subprefeitura, nem os locais exatos onde serão instaladas.
Funções e Estrutura
De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial de Palmas desta segunda-feira (6), os subprefeitos terão as seguintes atribuições:
•Representar, política e administrativamente, a Prefeitura na região;
•Coordenar e supervisionar atividades e programas da subprefeitura;
•Fiscalizar o cumprimento de leis, portarias e regulamentos municipais;
•Definir prioridades e metas para a unidade.
Além disso, a proposta prevê que as subprefeituras sejam equipadas com serviços essenciais, como Guarda Metropolitana, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e maquinário de manutenção.
Declarações do Prefeito
Durante a posse, o prefeito Eduardo Siqueira Campos explicou a diferença entre as funções da zeladoria e outras secretarias, como a de Infraestrutura.
“O secretário de obras se preocupa com pontes e viadutos. A zeladoria se preocupa com a praça que precisa de iluminação, a calçada que carece de acessibilidade, e outros problemas cotidianos que impactam diretamente a vida dos moradores”, afirmou.
Segundo o prefeito, a gestão das subprefeituras será feita de forma integrada entre líderes comunitários e técnicos municipais. “Teremos lideranças locais, como presidentes de bairros, trabalhando ao lado de técnicos para garantir que as subprefeituras reflitam as necessidades reais da população”, acrescentou.
Próximos Passos
A Prefeitura ainda precisa definir os gestores responsáveis e os locais das instalações das subprefeituras. A expectativa é que essas estruturas descentralizadas promovam mais agilidade no atendimento às demandas dos moradores e maior proximidade entre a administração municipal e as comunidades.