Cultura

Governo do Tocantins anuncia show de padre Fábio de Melo em Natividade e reforça estrutura para romeiros durante Festejo do Senhor do Bonfim

Maior celebração religiosa popular do Estado ocorrerá entre os dias 6 e 17 de agosto e contará com apoio nas áreas de segurança, saúde e preservação cultural.

Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins 

O Governo do Tocantins confirmou neste sábado, 3 de agosto, o show do padre Fábio de Melo como uma das atrações da programação do Festejo do Senhor do Bonfim, em Natividade, a maior manifestação religiosa popular do Estado. A apresentação será realizada no dia 13 de agosto, integrando uma extensa programação litúrgica e cultural que acontecerá de 6 a 17 de agosto, com apoio direto das secretarias estaduais de Turismo (Setur), Cultura (Secult) e Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).

Tradicional festejo reúne milhares de fiéis todos os anos – Foto: Márcio Vieira/Governo do Tocantins;

Com o tema “Romeiros: Peregrinos da Esperança”, a edição 2025 do festejo terá reforço na segurança e suporte aos milhares de fiéis que participarão da romaria até o povoado Senhor do Bonfim, a 23 km da sede do município. Pela primeira vez, o dia 15 de agosto será celebrado como feriado estadual, conforme a Lei nº 4.509, sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa.

Fiéis durante a romaria em Natividade, em direção ao povoado Senhor do Bonfim – Foto: Thiago Sá/Governo do Tocantins;

Programação em Natividade

Além de novenas, missas, terços, procissões e atividades devocionais, a programação litúrgica conta com atrações culturais. No dia 15, data do feriado estadual, ocorre a tradicional missa campal no povoado Senhor do Bonfim, principal ponto de concentração dos fiéis.

Missa campal realizada no povoado Senhor do Bonfim, ponto alto das celebrações no dia 15 de agosto – Foto: Márcio Vieira/Governo do Tocantins;

Reforço na estrutura para romeiros

O governo estadual anunciou a instalação de pontos de apoio aos romeiros, com distribuição de água, lanches, caldos, aferição de pressão e pequenos curativos, por meio da Setas. O principal ponto funcionará no km 12 da romaria, das 6h às 16h com lanches e a partir das 17h com caldos.

Setas oferecerá uma barraca de apoio aos romeiros que percorrem os 23 km entre a zona urbana do município de Natividade e o povoado onde ocorrem as festividades do Nosso Senhor do Bonfim – Foto: Carlessando Souza/Governo do Tocantins;

Na área da segurança, a Polícia Militar mobilizará cerca de 300 agentes nas cidades de Natividade, Araguacema e Tabocão, garantindo apoio logístico e policiamento preventivo durante os festejos.

Policiais militares reforçam a segurança no trajeto da romaria para garantir tranquilidade aos participantes – Foto: PMTO/Governo do Tocantins;

Preservação do patrimônio cultural

A Secretaria da Cultura (Secult) realiza ações de preservação dos monumentos da Via Sacra, localizados ao longo do trajeto da romaria. As obras incluem limpeza, pintura, restauração e recomposição das 14 estações que representam os passos da Paixão de Cristo, criadas pelo artista Luiz Olinto.

Celebrações também em Araguacema e Tabocão

Além de Natividade, os municípios de Araguacema e Tabocão também realizam festas em honra ao Senhor do Bonfim, entre os dias 6 e 15 de agosto. Em Araguacema, estão previstas missas especiais como a da Luz e Sertaneja. Já em Tabocão, além das celebrações religiosas e da 46ª edição da Romaria, ocorre simultaneamente a 15ª ExpoTabocão, com atividades culturais e agropecuárias.

Feriado estadual fortalece turismo religioso

O governador Wanderlei Barbosa sancionou a Lei nº 4.509/2024, que oficializa o 15 de agosto como feriado estadual. A medida valoriza as tradições religiosas e culturais do Tocantins e fortalece o turismo religioso como estratégia de integração social e desenvolvimento regional.

Bastidores do Tocantins

Bastidores do Tocantins é um Blog de seres, fazeres e dizeres do estado de Tocantins.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo