Plantão Policial

Foragido apontado como líder criminoso do Tocantins é preso no Vidigal

José Matheus Silveira Carneiro, o “Galo Cego”, era o último suspeito ainda foragido da onda de assassinatos que marcou o estado em 2023

Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins

O foragido da Justiça José Matheus Silveira Carneiro, conhecido como Galo Cego, foi preso nesta terça-feira (10) durante uma operação policial realizada no Morro do Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele é apontado pela Polícia Civil do Tocantins como uma das principais lideranças criminosas do estado e um dos responsáveis pela onda de homicídios registrada em 2023.

A ação foi conduzida pela Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Rio de Janeiro, em conjunto com a Polícia Civil do Tocantins, e integra a quinta fase da Operação Gotham City. Durante a operação, houve intenso tiroteio na comunidade. Até o momento, não houve contato com a defesa do investigado.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), além da prisão de Galo Cego no Rio de Janeiro, a operação também cumpriu cinco mandados de prisão em Palmas, capital do estado.

Segundo a polícia, José Matheus é considerado uma das principais lideranças criminosas do Tocantins e teria participação direta em pelo menos 20 homicídios. Ele era o último investigado ainda foragido no contexto da onda de violência que marcou o estado em 2023, além de ser suspeito em outros crimes que seguem sob apuração.

Após a prisão, José Matheus foi encaminhado ao sistema prisional do Rio de Janeiro, onde permanece à disposição da Justiça. O mandado de prisão em aberto contra ele é por homicídio qualificado.

Onda de violência em 2023

No início de 2023, a cidade de Palmas enfrentou uma escalada de violência, com uma série de assassinatos atribuídos à disputa

facções criminosas. À época, a polícia prendeu Carlos Augusto da Silva Fraga, conhecido como Dad Charada, apontado como um dos principais articuladores da série de crimes. Pouco tempo depois, ele foi encontrado morto em um presídio em Araguaína.

 

Bastidores do Tocantins

Bastidores do Tocantins é um Blog de seres, fazeres e dizeres do estado de Tocantins.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo