Falha na linha de transmissão provoca quedas de energia em Palmas e Porto Nacional
Energisa afirma que interrupção foi causada por transmissora e que fornecimento foi restabelecido gradualmente até as 6h07; ONS apura o caso.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
Moradores de Palmas e Porto Nacional enfrentaram oscilações e quedas no fornecimento de energia elétrica na madrugada deste sábado, 2 de agosto. A interrupção foi registrada por volta das 4h24 e afetou diversos bairros das duas cidades. A Energisa Tocantins, concessionária responsável pela distribuição de energia no estado, informou que o problema ocorreu devido a uma falha na linha de transmissão, que está sob a responsabilidade da empresa Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A (Taesa).
De acordo com a Energisa, equipes do Centro de Operação da Distribuidora atuaram prontamente com manobras de carga para restabelecer o fornecimento, priorizando os pontos considerados essenciais, como hospitais e unidades de saúde — que, segundo a empresa, não foram afetados pela falha.
A normalização do sistema ocorreu de forma gradual, com o retorno completo do fornecimento registrado às 6h07 da manhã.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) foi acionado e está conduzindo a investigação técnica sobre o que provocou a falha na transmissão. A Energisa reforçou que a interrupção foi causada em uma infraestrutura que não está sob sua responsabilidade direta, mas manteve contato com a Taesa para resolução imediata da ocorrência.
A equipe do Bastidores do Tocantins entrou em contato com a Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa) para obter esclarecimentos, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.



