Ex-Governador do Tocantins É Investigado pela PF em Operação sobre Fraude em Licitação
Suposta fraude ocorreu em 2018 na extinta Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação. Mandados de busca e apreensão são realizados em Palmas, Gurupi e Dianópolis.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
O ex-governador do Tocantins, Mauro Carlesse, é alvo de uma operação deflagrada pela Polícia Federal, que apura possíveis crimes de fraude à licitação relacionados à antiga Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação do Estado. As suspeitas envolvem contratos firmados em 2018, ano em que Carlesse assumiu interinamente o governo após a cassação de Marcelo Miranda (MDB) pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Nesta segunda-feira (26), a PF realiza 30 mandados de busca e apreensão em várias cidades do Tocantins, incluindo Palmas, Gurupi e Dianópolis. Entre os endereços alvos da operação está a residência de Mauro Carlesse. Cerca de 100 agentes federais participam da operação, que investiga ainda os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A 4ª Vara Federal Criminal de Palmas foi responsável pela expedição dos mandados.
Segundo a Polícia Federal, a licitação sob suspeita tinha como objetivo contratar uma empresa para prestar serviços de locação de máquinas pesadas e caminhões, além de fornecer combustível e realizar a manutenção preventiva e corretiva dos veículos da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto). A gestão investigada compreende o período em que Carlesse era presidente da Assembleia Legislativa e, posteriormente, governador do Tocantins.
A defesa de Mauro Carlesse não se manifestou até o momento. Em nota, o governo do Tocantins informou que está colaborando com as investigações, reafirmando o compromisso com a transparência e a legalidade. A Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional, juntamente com a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura, reforçou que apoia as ações da Polícia Federal no cumprimento dos mandados, no âmbito da Operação Timóteo 6:9.