Educação

Enem 2025 registra mais de 37 mil inscritos no Tocantins e impulsiona histórias de superação

Com destaque para a estudante Sara Feitosa, que conquistou bolsa integral pelo ProUni, estado teve alta adesão entre alunos da rede pública e prepara candidatos para as provas em novembro

Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou 37.652 inscritos no Tocantins, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (23) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova, considerada a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, será aplicada nos dias 9 e 16 de novembro.

Uma das novidades desta edição foi a inscrição automática de 17.314 alunos da rede pública que estão concluindo o ensino médio. Desses, 12.332 confirmaram participação, o que representa 71,23% de adesão. Do total de inscritos no estado, 24.386 conseguiram isenção da taxa, enquanto 13.266 pagaram o valor de R$ 85.

A preparação dos estudantes vai além dos números e se traduz em histórias reais de transformação, como a da jovem Sara de Almeida Feitosa, de 18 anos. Natural de Divinópolis, interior do Tocantins, e vinda de uma família humilde, Sara emocionou a internet ao surpreender a mãe no supermercado onde trabalha para contar que foi contemplada com uma bolsa integral pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), para cursar Fisioterapia em uma universidade particular de Palmas.

Sara surpreendeu a mãe no trabalho para contar sobre a bolsa de estudos — Foto: Reprodução/Redes Sociais Sara de Almeida

Sara havia feito o Enem como treineira em 2023 e prestou oficialmente o exame pela primeira vez em 2024. O momento da revelação foi registrado em vídeo: com o rosto e os braços pintados com o nome do curso, ela entrou correndo no local de trabalho da mãe, que a recebeu em um abraço com lágrimas de alegria. A cena viralizou nas redes sociais e se tornou símbolo da força da educação pública e da oportunidade promovida pelo Enem.

As provas de 2025 manterão o formato tradicional: no primeiro dia, os candidatos farão questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas; no segundo, resolverão itens de Ciências da Natureza e Matemática. Além de garantir acesso a universidades públicas e privadas, o Enem também permite a participação em programas como o ProUni, Fies e Sisu, além de ser aceito por instituições de ensino superior em Portugal que possuem convênio com o Inep.

Bastidores do Tocantins

Bastidores do Tocantins é um Blog de seres, fazeres e dizeres do estado de Tocantins.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo