Eduardo Siqueira Campos reforça compromisso com segurança e acolhimento de mulheres em Palmas
Prefeito institui Patrulha Maria da Penha e destaca importância da Casa da Mulher Brasileira ao lado da ministra Cida Gonçalves.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
A segurança e o acolhimento de mulheres vítimas de violência ganharam um novo reforço em Palmas com a inauguração da Casa da Mulher Brasileira, nesta sexta-feira, 28. Durante a solenidade, o prefeito Eduardo Siqueira Campos, ao lado da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e do governador Wanderlei Barbosa, destacou a relevância do espaço, que reúne delegacia especializada, casa de passagem, assistência jurídica e psicológica.

“Aqui, as forças do estado e do município se unem em um único objetivo: acolher e proteger”, afirmou o prefeito. Ele citou um recente caso de tentativa de feminicídio no estado e prestou solidariedade à família da vítima. “Estamos aqui por vocês, e as medidas cabíveis serão tomadas para que este caso não fique impune”, declarou.

Patrulha Maria da Penha é instituída em Palmas
Na ocasião, Eduardo Siqueira Campos assinou o Decreto N.º 2.678, que institui a Patrulha Maria da Penha em Palmas. Uma viatura já está disponível para atender exclusivamente demandas relacionadas à violência doméstica e familiar contra mulheres.

A ministra Cida Gonçalves reforçou a importância da Casa da Mulher Brasileira como um espaço de atendimento humanizado. “Aqui estão nove serviços especializados que envolvem o governo do estado, o município, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça. São quase 400 profissionais atuando para garantir a proteção das mulheres”, destacou.

Palmas: referência em sustentabilidade e desenvolvimento
Durante seu discurso, Eduardo Siqueira Campos relembrou a fundação de Palmas em 1989 e o impacto da cidade no crescimento do Tocantins. Ele celebrou avanços em áreas como saúde, educação e infraestrutura, além do recente reconhecimento de Palmas como ‘Capital da Sustentabilidade’ da região Norte.

O evento também foi marcado por homenagens emocionadas. O prefeito relembrou a trajetória de sua mãe, Aureny Siqueira Campos, e de Maria Rosa, mãe do governador Wanderlei Barbosa, destacando o legado dessas mulheres na história do Tocantins.



