Unidade Penal de Dianópolis oferta futsal para custodiados como atividade para saúde física e mental
Prática esportiva ocorrerá duas vezes por semana por meio do Programa "Futebol é Saúde"

Márcia Rosa/Governo do Tocantins
Na última semana, a Unidade Penal Regional de Dianópolis iniciou o Programa “Futebol é Saúde” voltado ao incentivo da prática esportiva dentro do ambiente carcerário. Participaram do primeiro dia do Programa, 87 pessoas, entre custodiados, policiais penais e educador físico da rede Estadual.
Encabeçado pela gestão da Unidade, a ação tem como principal objetivo fomentar a prática esportiva, minimizando a ociosidade, o sedentarismo e melhorando, assim, a qualidade de vida dos reeducandos.
O programa contou com a ajuda de parceiros para aquisição de bola e coletes para a prática do futsal. Na aula inaugural, teve palestra com educador físico, Ricardo Brito, explicando sobre os benefícios do esporte para a saúde, orientações sobre alongamentos antes e depois das partidas, além das regras do futsal.
O chefe da Unidade, Tarcísio Sousa, falou do compromisso da gestão em proporcionar a necessária humanização no cumprimento da pena aos seus internos. “Primamos pela segurança e dignidade dos custodiados e sempre foi uma preocupação nossa mantermos cuidados com a saúde e bem estar de nossos internos, e graças ao apoio maciço de todo o efetivo local, conseguimos adaptar uma quadra de futsal no pátio de banho de sol, onde todos os reeducandos poderão ter acesso e praticar o futebol semanalmente”, falou.
[SIC] “É um projeto para que nós reeducando possamos estar nos ressocializando através do esporte, que vai estar nos beneficiando com saúde e ajudando também a estar nos ocupando as nossas mentes e o nosso corpo, por isso estou aqui para parabenizar o nosso diretor e toda a sua equipe pelo excelente trabalho e que vai estar nos ajudando bastante”, disse um dos custodiados da Unidade, G. A.G.