Gurupi participa de capacitação nacional para fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial
Profissionais de saúde mental do município integram projeto “Nós na Rede”, do Ministério da Saúde e Fiocruz, que visa qualificar mais de 42 mil trabalhadores do SUS.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
Profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Gurupi estão participando da capacitação “Nós na Rede”, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz, que tem como objetivo fortalecer a atenção em saúde mental no município e em todo o país. A primeira etapa da formação começou nesta quinta-feira (7) e segue até esta sexta (8), mas o programa terá duração total de cinco meses.
O projeto faz parte de uma ação nacional de Educação Permanente em Saúde, que pretende qualificar mais de 42 mil profissionais do SUS em todo o Brasil, garantindo um atendimento mais humanizado, inclusivo e articulado para usuários em sofrimento psíquico, em situação de dependência química ou em conflito com a lei.
Em Gurupi, a abertura foi conduzida pela educadora do projeto e coordenadora da Atenção Básica, Bárbara Taise Barbosa Cunha, que destacou o caráter integrador da iniciativa.
“O projeto visa conectar os diversos pontos da rede e valorizar a experiência dos profissionais, promovendo a desinstitucionalização e a redução de danos, com o usuário como centro do cuidado”, afirmou.

Bárbara ressaltou que o curso também permite que os profissionais compreendam melhor a estrutura da rede e aprimorem a articulação entre os serviços — desde a atenção básica até os atendimentos de média e alta complexidade, como CAPS, hospitais e serviços de urgência e emergência.
O “Nós na Rede” segue as diretrizes da Reforma Psiquiátrica Brasileira e da Política Nacional de Saúde Mental, com foco na redução de danos, na inclusão social e no fortalecimento dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
A terapeuta ocupacional Janilva Maria da Silva destacou a importância da capacitação para melhorar a integração da RAPS no atendimento.
“Uma boa rede não é aquela com muitos serviços, mas a que consegue atuar com potência, integração e parceria. Esse projeto vem para fortalecer os profissionais e qualificar ainda mais o cuidado em saúde mental”, afirmou.

Com a formação, Gurupi avança na qualificação das equipes e no fortalecimento da rede de cuidado contínuo para pacientes em sofrimento psíquico, garantindo que o atendimento seja realizado com acolhimento, dignidade e eficiência.



