Seleção para cursos de graduação do IFTO será feita exclusivamente por notas do Exato e Sisu; entenda
Nova forma de ingresso unifica seleção e permite uso da nota do Exato ou do Sisu a partir de 2026
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) anunciou uma mudança significativa no processo de ingresso aos cursos de graduação: não realizará mais vestibular próprio. A seleção de novos estudantes será feita exclusivamente com base nas notas do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato) ou por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Segundo o IFTO, todas as vagas disponíveis serão ofertadas por meio do processo seletivo “Acesso IFTO”, que utiliza as notas do Exato como critério de classificação. A medida visa ampliar a democratização do acesso ao ensino superior e integrar os sistemas de seleção das instituições públicas do estado.
O Exato é um exame criado para facilitar o acesso de estudantes ao ensino superior tocantinense. Com apenas uma prova, o candidato pode concorrer a vagas em três instituições: IFTO, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).
As inscrições para o Exato, referente ao primeiro semestre de 2026, estão abertas até o dia 10 de setembro, com taxa de R$ 70, que pode ser paga até 11 de setembro. A prova será aplicada no dia 19 de outubro e o resultado final está previsto para ser divulgado em 18 de novembro.
Com o objetivo de garantir a participação de estudantes de todas as regiões do estado, o exame será aplicado em 14 cidades tocantinenses: Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.
Mais informações estão disponíveis no edital oficial do exame.



