Concurso da Polícia Militar do Tocantins realiza provas neste domingo com mais de 34 mil candidatos inscritos
Provas objetivas serão aplicadas em cinco cidades; certame oferta 660 vagas com salários que chegam a R$ 10,8 mil
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
As provas objetivas do concurso público da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) serão aplicadas neste domingo, 15 de junho. O certame oferta um total de 660 vagas, sendo 600 para soldados e 60 para aspirantes a oficiais, com salários que podem alcançar até R$ 10,8 mil.
De acordo com a PMTO, 34.362 candidatos se inscreveram para o concurso: 27.546 disputam as vagas de soldado e 6.816 concorrem para o cargo de oficial. As provas serão aplicadas em cinco cidades tocantinenses: Palmas, Araguaína, Gurupi, Araguatins e Dianópolis.
A banca organizadora é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela elaboração e aplicação das provas. Os locais de prova foram divulgados na segunda-feira (9) e a consulta é individual, feita exclusivamente no site da FGV.
O concurso conta com três editais distintos: um para Cadete I do Quadro de Praças Especiais (QPES), outro para o Quadro de Praças da Polícia Militar (QPPM) e o terceiro para o Quadro de Praças Especialistas (QPE), voltado para músicos.
As provas terão os seguintes horários:
-
Cadete I (QPES): das 8h às 12h
-
Quadro de Praças (QPPM): das 14h às 18h
-
Quadro de Praças Especialistas (QPE): das 14h às 18h
Os portões serão fechados com 30 minutos de antecedência — às 7h30 para o turno da manhã e às 13h30 para o da tarde. A recomendação da PM é que os candidatos cheguem aos locais com pelo menos 1h30 de antecedência.
Para participar da prova, os candidatos devem apresentar documento oficial com foto, comprovante de inscrição ou de pagamento, e utilizar exclusivamente caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente. O edital também detalha quais documentos serão aceitos, disponíveis no site da FGV.
O uso de aparelhos eletrônicos como celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e similares é terminantemente proibido. Candidatos flagrados com esses itens serão eliminados. Também não será permitido o uso de chapéus, bonés, gorros ou acessórios do tipo.
Após as provas teóricas deste domingo, o concurso seguirá com etapas de teste de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social, com datas a serem divulgadas posteriormente.
O último concurso da PMTO ocorreu em 2021 e ofereceu 950 vagas para soldados, 25 para músicos e 25 para profissionais da saúde.
O edital determina quais documento serão aceitos nos locais de prova. Clique aqui e confira.



