Comunidade Pé do Morro, em Miranorte do Tocantins, é contemplada com projeto de abastecimento de água
Iniciativa visa implementar saneamento rural em comunidades tradicionais do Tocantins.
Jeferson Nascimento/Governo do Tocantins
Na manhã desta terça-feira, 21, a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), representada pela Secretária Narúbia Werreria, juntamente com a analista da pasta Lorayne F. de Jesus, recebeu o presidente da Associação Padre Martins, Francisco Aldejane, da comunidade tradicional Pé do Morro, em Miranorte. O encontro marcou a consolidação de um projeto de sistemas coletivos de abastecimento de água, concedido à comunidade pelo PAC 2, com o intuito de promover o saneamento em áreas indígenas e tradicionais dos municípios tocantinenses.
Essa conquista é resultado das indicações da Sepot e da Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd) ao governo federal e dos acordos de cooperação firmados entre a Sepot, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).
“Esse projeto é de grande importância para nossa comunidade, pois agora teremos água tratada. Atualmente, consumimos água do rio, que não é tratada e está sujeita à contaminação. Ter água tratada significa saúde”, ressaltou Francisco Aldejane.
“O ano passado, foi um período de estruturação da Secretaria. Já este ano, 2024, é voltado para as entregas, incluindo resultados e projetos para as comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas. Esta é uma prioridade da Secretaria. A Sepot está à disposição desses povos com projetos, ações e políticas públicas sólidas e consistentes”, disse Narubia Werreia.