Com o apoio do Governo do Tocantins, estudantes são destaques na 1ª fase dos Jogos Universitários Brasileiros
Tocantins garantiu 5 medalhas nas modalidades individuais disputadas em Brasília/DF.
Taianne Moreira / Governo do Tocantins
O Tocantins conquistou 5 medalhas, sendo 4 de bronze e uma de prata, no 1º bloco de competições dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizados em Brasília/DF. Participação dos atletas do Estado, contou com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju). Delegação estadual foi também formada por atletas da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT), UNINASSAU, Unitop, Faculdade Anhanguera, Universidade Católica,Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT),Ulbra Palmas e Unopar.
O estudante da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Manoel Rodrigues dos Santos Neto, conquistou a medalha de prata, no parabadminton masculino. “Participar dos JUBs Brasília foi uma experiência incrível. Conquistar o 2º lugar foi muito importante para mim e também para o crescimento paraesportivo universitário. Eu só tenho a agradecer a todos os apoiadores que foram fundamentais nessa jornada. Essa experiência vai ficar marcada na minha memória”, declarou o atleta.
O atleta João Vitor Ferro, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) garantiu a medalha de bronze no taekwondo na categoria 58 kg. “É sempre uma honra representar nossa universidade e o nosso estado em uma competição tão grandiosa como o JUBs, dessa vez trazendo a medalha de bronze no taekwondo. Graças ao apoio do Governo do Tocantins, estamos cada vez mais presentes nos pódios de competições, colocando nosso estado nos lugares mais altos. Com visibilidade e esse incentivo do Governo do Tocantins, não tenho dúvida que os resultados serão cada vez maiores”, declarou o estudante.
As modalidades individuais encerraram no sábado, 12. O Tocantins foi representado no 1º bloco de disputas individuais no jiu-jitsu, judô, atletismo, natação, badminton, basquete 1 x 1, taekwondo e tênis de mesa. O estado também garantiu medalhas de bronze no jiu-jitsu, com Pedro Henrique Frasão Pereira Pinto, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e Gustavo Santos Jardim, da Ulbra Palmas, e no taekwondo, com a estudante da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Isadora Heloysa.
Jogos Universitários
A 1ª fase da 71ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), o maior evento universitário da América Latina, reuniu 19 modalidades individuais, com a participação de 1700 estudantes, sendo 101 paradesportistas, 163 técnicos e 257 dirigentes de todos os estados do Brasil, além do Distrito Federal. De acordo com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), cerca de 3 mil pessoas estiveram envolvidas na organização do evento, incluindo árbitros e voluntários.
Nesta segunda-feira, 14, iniciam os esportes coletivos, como o futsal, vôleibol, basquete e handebol. São esperados cerca de 3.400 estudantes nos seis dias de competições.